Compreender o significado de violação de direitos com base na interpretação de crianças dos 8 aos 10 anos deidade de uma instituição de ensino no município de El Colegio, Cundinamarca.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Edna Carolina Rodríguez Hernández
Luisa Fernanda Rojas Muñoz
Sandra Milena Rosero Enciso

Resumo

O estudo da violação dos direitos da criança foi amplamente ampliado numa variedade de campos, desde o educacional ao social. No entanto, temse concentrado principalmente na explicação das consequências e causas das violações de direitos. Esta investigação, por outro lado, tem estado interessada em compreender os significados que os estudantes têm sobre a violação dos seus direitos. Assim, a partir de um estudo qualitativo, a informação recolhida nas entrevistas foi classificada nas categorias de violação, protecção, ambiente e redes de apoio e comunicação, que são analisadas a partir da teoria construcionista. Esta investigação foi feita para tentar demonstrar que as relações sociais no ambiente escolar e familiar delimitam as concepções que as crianças têm sobre a violação dos seus direitos, que estão associados tanto ao ambiente como aos indivíduos, à negligência das instituições e às acções concretas de maus tratos físicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodríguez Hernández, E. C., Rojas Muñoz, L. F., & Rosero Enciso, S. M. (2022). Compreender o significado de violação de direitos com base na interpretação de crianças dos 8 aos 10 anos deidade de uma instituição de ensino no município de El Colegio, Cundinamarca. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 15(30), 149-169. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/2689
Seção
Artículos
Biografia do Autor

Edna Carolina Rodríguez Hernández

Profesional en Psicología.

Luisa Fernanda Rojas Muñoz

Profesional en Trabajo Social.

Sandra Milena Rosero Enciso

Profesional en Trabajo Social.

Referências

Bastis Consultores. (2020). Técnicas de recolección de datos para realizar un trabajo de investigación. Obtenido de Técnicas de recolección de datos para realizar un trabajo de investigación: https://online-tesis.com/tecnicas de-recolección-de-datos-para-realizar-un-trabajo-de- investigación/

Bunzendahl, J. (s.f.). Los derechos de la infancia se están vulnerando: descubre cómo. Obtenido de Los derechos de la infancia se están vulnerando: descubre cómo: https://madreshoy.com/los-derechos-de-la-infancia-se-estan-vulnerando-descubre-como/

García, L. (s. f). Muestreo probabilístico y no probabilístico. teoría. Recuperado de: https://www.gestiopolis.com/muestreo-probabilistico-no-probabilistico-teoria

Hernández, J. (2011). Los derechos de la infancia y la adolescencia, frente a la realidad del departamento de sucre. (tesis de maestría, Universidad del Norte de Barranquilla). Recuperado de: https://manglar.uninorte.edu.co/bitstream/handle/10584/5567/101666.pdf?sequence=1

Resolución 8430 de 1993 [Ministerio de Salud]. Por la cual se establecen las normas científicas, técnicas y administrativas para la investigación en salud. 4 de octubre de 1993.

Romero, C. (2014). vulneración de los derechos de los niños, niñas y adolescentes por la presencia de bares, karaokes y discotecas alrededor de los centros educativos de la provincia de santo domingo de los Tsáchilas. (trabajo de grado, universidad regional autónoma de los andes). Recuperado de: http://dspace.uniandes.edu.ec/bitstream/123456789/2125/1/TUSDAB048- 2014.pdf

Rojas, A. (2017). Investigación e innovación metodológica. Recuperado de: http://investigacionmetodologicaderojas.blogspot.com/2017/09/poblacion-y-muestra.html

Taylor, S. y Bogdan, R (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidos,

Toledo, M. (2020). Estructura y dinámica familiar de los niños, niñas y adolescentes vulnerados en sus derechos que ingresan a programas ambulatorios del área de protección de sename: una mirada crítica hacia el entorno familiar. (Tesis de maestría). Universidad de Concepción. Concepción. Chile

UNICEF. (2014). Diez derechos fundamentales de los niños, niñas y adolescentes. Obtenido de Diez derechos fundamentales de los niños, niñas y adolescentes: https://www.unicef.org/nicaragua/media/831/file/10%20derechos%20de%20la%20ni%C3%B1ez. pdf

Zapata, R. (2007). Olas paradigmáticas de la estrategia: enfoque Hermenéutico. Revista ciencias estratégicas. 15 (17), p 83-92