Orientação para a imagem, um problema antigo que evoca a crise na busca da legitimidade da essência da arte.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este documento aborda o problema dos limites da interpretação de imagens. A questão básica é se é ou não possível orientarmo-nos para ela e, em caso afirmativo, de que forma o podemos fazer. Por um lado, a análise desta questão tem como tema central a concepção da história da arte como um conhecimento concreto sobre as imagens. Por outro lado, pressupõe a ideia de que a história da arte precisa de ser repensada, porque as imagens artísticas não podem ser totalmente englobadas por um conhecimento presumido, uma vez que são também habitadas por irracionalidade, dúvida e mesmo algumas lacunas temporais que nos permitem concluir que é pretensioso gerar um tom histórico que afirme uma epistemologia exacta da arte. Assim, este problema epistemológico e estético será abordado através das teorias de Panofsky, Heidegger e Didi-Huberman.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Primiciero-Matamoros, A. (2022). Orientação para a imagem, um problema antigo que evoca a crise na busca da legitimidade da essência da arte. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 15(30), 126-148. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/2687
Seção
Artículos
De acuerdo a la Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Derivar 4.0 Internacional, se autoriza leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o enlazar los textos completos de estos artículos, siempre y cuando se conceda el crédito a los autores de los textos y a la Revista Quaestiones Disputatae: temas en debate, como fuente de publicación original. No se permite el uso comercial de copia o distribución de contenidos, así como tampoco la adaptación, derivación o transformación alguna de estos sin la autorización previa de los autores y de la dirección de Quaestiones Disputatae: temas en debate.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Referências
Benjamin, W, (2008) Obras, libro I / vol. 2, Madrid, Abada Editores
Cassirer E, (2017) Antropología filosófica, México, Fondo de Cultura Económica.
Didi-Huberman G. (1990) Ante la imagen pregunta formulada a los fines de la historia, Murcia España, Edición Ad Litteram
Didi-Huberman G. (2005) Confronting images, The Pennsylvania State University
Didi-Huberman G. (2006) Ante el tiempo, Buenos Aires, Adriana Hidalgo Editora
Didi-Huberman G. (2012) Arde la imagen. Oaxaca México, Ediciones Ve S.A. de C.V
Didi-Huberman G, (2013) La imagen superviviente, Madrid, Abada Editores
Fisgativa, C. (2013) Imágenes dialécticas y anacronismo en la historia del arte (según Georges Didi-Huberman), Santander, Revista Filosofía UIS, Vol. 12.
Hariries K (2009) Art Matters, contributions to phenomenology 57, 83-94.
Heidegger, M, GA 2, (2015) Ser y Tiempo, Santiago, Editorial Universitaria
Heidegger, M, GA 5, (2010) Caminos del bosque, Madrid, Alianza Editorial
Heidegger, M, GA 29, (2007) Conceptos fundamentales de la metafísica, Madrid, Alianza Editorial
Panofsky E, (2006) El significado en las artes visuales, Madrid, Editorial Alianza
Panofsky E, (2003) La perspectiva como forma simbólica, Barcelona, Tusquets Editores
Schaeffer J, (2000) Art of the Modern Age, Princeton University Press
Tatarkiewicz, W (1995) Historia de seis ideas, Madrid, Editorial Tecnos
Cassirer E, (2017) Antropología filosófica, México, Fondo de Cultura Económica.
Didi-Huberman G. (1990) Ante la imagen pregunta formulada a los fines de la historia, Murcia España, Edición Ad Litteram
Didi-Huberman G. (2005) Confronting images, The Pennsylvania State University
Didi-Huberman G. (2006) Ante el tiempo, Buenos Aires, Adriana Hidalgo Editora
Didi-Huberman G. (2012) Arde la imagen. Oaxaca México, Ediciones Ve S.A. de C.V
Didi-Huberman G, (2013) La imagen superviviente, Madrid, Abada Editores
Fisgativa, C. (2013) Imágenes dialécticas y anacronismo en la historia del arte (según Georges Didi-Huberman), Santander, Revista Filosofía UIS, Vol. 12.
Hariries K (2009) Art Matters, contributions to phenomenology 57, 83-94.
Heidegger, M, GA 2, (2015) Ser y Tiempo, Santiago, Editorial Universitaria
Heidegger, M, GA 5, (2010) Caminos del bosque, Madrid, Alianza Editorial
Heidegger, M, GA 29, (2007) Conceptos fundamentales de la metafísica, Madrid, Alianza Editorial
Panofsky E, (2006) El significado en las artes visuales, Madrid, Editorial Alianza
Panofsky E, (2003) La perspectiva como forma simbólica, Barcelona, Tusquets Editores
Schaeffer J, (2000) Art of the Modern Age, Princeton University Press
Tatarkiewicz, W (1995) Historia de seis ideas, Madrid, Editorial Tecnos