Podcasts como estratégia pedagógica na formação de sujeitos políticos: uma experiência em trabalho social.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Fundação Universitária Juan de Castellanos, através do programa de Trabalho Social, reflecte o sentido disciplinar e missionário dos seus estudantes, e assume um carácter político na medida em que a sua acção social se baseia na interrelação da comunidade que tem impacto nas realidades dos indivíduos. É por isso que é proposto um sistema pedagógico de inquérito baseado na rádio como uma estrutura holística que, a partir da sua essência, reforça as competências em torno da participação e intervenção cultural dos futuros profissionais. O conhecimento e a reflexão do sentimento social através da rádio tornam-se contributos para a construção política que reafirmam o pensamento crítico e a experiência dos sujeitos, bem como motivam novas perspectivas e possíveis debates sobre como a política transcende o valor e os elementos éticos que desenvolvem o ambiente pessoal, familiar e social; mediação cultural dentro e fora da vida universitária para a tomada de decisões e o desenvolvimento de competências para a vida. É por esta razão que os objectivos delineados nesta experiência procuram repensar a necessidade de criar estratégias baseadas nos meios de comunicação de massas para reforçar as qualidades disciplinares do assistente social na sua estrutura de formação a partir do nível de participação do programa de rádio Cultura e Paz da estação de rádio Juan de Castellanos 105.4 FM, realizado a partir de 2015 até ao primeiro semestre de 2022 sem interrupção.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
López Guachetá, N. (2022). Podcasts como estratégia pedagógica na formação de sujeitos políticos: uma experiência em trabalho social. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 15(30), 101-125. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/2686
Seção
Artículos
De acuerdo a la Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Derivar 4.0 Internacional, se autoriza leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o enlazar los textos completos de estos artículos, siempre y cuando se conceda el crédito a los autores de los textos y a la Revista Quaestiones Disputatae: temas en debate, como fuente de publicación original. No se permite el uso comercial de copia o distribución de contenidos, así como tampoco la adaptación, derivación o transformación alguna de estos sin la autorización previa de los autores y de la dirección de Quaestiones Disputatae: temas en debate.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Referências
Antequera, J., y Obregón, R. (2002). La radio como dinamizadora de procesos sociales y culturales en Barranquilla (Colombia). Investigación y Desarrollo, 10(2), 146-169. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/268/26812203.pdf
Araya, C. (2009). Radio estudiantil: programas, audiencias y desafíos. Rev. Reflexiones, 88, 37-44.
Arendt, H. (1998). La condición humana. Barcelona: Paidós.
Botero, P., Ospina, H. F., Gómez, E. A., y Gutiérrez-Ospina, M. I. (2008). Condiciones de participación y formación política de jóvenes colombianos constructores de paz. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 1, 81-94. Recuperado de http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3357/2561
Drucker, P. (1996). La gestión en un tiempo de grandes cambios. Barcelona: Edhasa.
Elliot, J. (2000). La investigación acción en educación (4.a ed.). Madrid: Editorial Morata, S.L. Recuperado de http://www.terras.edu.ar/biblioteca/37/37ELLIOT-Jhon-Cap-1-y-5.pdf
Feo Mora, R. J. (2010). Orientaciones básicas para el diseño de estrategias didácticas. Tendencias pedagógicas, (16), 221-236.
Foucault, M. (1999). Estética, Ética y Hermenéutica. Obras Esenciales (Vol. III). Barcelona: Paidós.
Gascón Baquero, M. C. (1991). La radio en la educación no formal. Barcelona, España: Ediciones CEAC, S.A.
Green, M. (1993). Contextos sociales y los usos de la investigación. Medios de comunicación, educación y comunidades. En K. B. Jensen, & N. W. Metodologías Cualitativas de Investigación en Comunicación de Masas. Bosch.
Hart, R. (1993). La participación de los niños, de la participación simbólica a la participación auténtica. Bogotá: UNICEF, Oficina Regional para América Latina y el Caribe.
Hernán-Serrano, J. (1997). Hacia una cultura comunicativa. Comunicar, (8), 17-24.
Hernández, R. (2018, 10 de octubre). Radio Nacional de Colombia. Recuperado de https://www.radionacional.co/noticia/radios-universitarias
Kaplún, M. (2001). A la educación por la comunicación. La práctica de la comunicación educativa (2.ª ed.). Quito, Ecuador: CIESPAL.
Latorre, A. (2005). La investigación-acción Conocer y cambiar la práctica educativa (3.ª Ed.). España: Editorial Graó. Recuperado de https://www.uv.mx/rmipe/files/2016/08/La-investigacion-accion-Conocer-y-cambiar-la-practica-educativa.pdf
Martínez, J. (2010). La Universidad Productora de productores: entre biopolítica y subjetividad. Bogotá: Universidad de la Salle.
Marrow, A. J. (1977). The practical theorist: The life and work of Kurt Lewin. Teachers College Press.
Parra, C. (2013). La investigación Acción educativa: Origen y Tendencias. En: Páramo, P. (2013), La investigación en ciencias Sociales: Estrategias de investigación (2.a ed., pp. 269-290). Bogotá: Universidad Piloto de Colombia.
Quintanilla Coro, V. H. (2012). La perspectiva de descolonización educativa intra-cultural e intercultural. Estudios Bolivianos, (17), 187-219. Recuperado de http://www.revistasbolivianas.org.bo/pdf/rieb/n17/n17_a10.pdf
Rodero, E. (2003). Locución radiofónica. Salamanca: Publicaciones Universidad Pontífica de Salamanca.
Rodríguez, D. (2001). Radioescuela, una apasionante aventura de comunicación y educación. Comunicar. Revista Científica de Comunicación y Educación, 17, 144-147.
Salamanca, R., y Valencia, M. (2017). El trabajo Social y la perspectiva histórico- crítica. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.
Torres, C., y Reyes E. (2015). Subjetivación en la escuela: una mirada crítica al programa de Competencias Ciudadanas. Revista Educación y Ciencia, (18), 11-28. Recuperado de https://revistas.uptc.edu.co/index.php/educacion_y_ciencia/article/view/5332/4454
Araya, C. (2009). Radio estudiantil: programas, audiencias y desafíos. Rev. Reflexiones, 88, 37-44.
Arendt, H. (1998). La condición humana. Barcelona: Paidós.
Botero, P., Ospina, H. F., Gómez, E. A., y Gutiérrez-Ospina, M. I. (2008). Condiciones de participación y formación política de jóvenes colombianos constructores de paz. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 1, 81-94. Recuperado de http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3357/2561
Drucker, P. (1996). La gestión en un tiempo de grandes cambios. Barcelona: Edhasa.
Elliot, J. (2000). La investigación acción en educación (4.a ed.). Madrid: Editorial Morata, S.L. Recuperado de http://www.terras.edu.ar/biblioteca/37/37ELLIOT-Jhon-Cap-1-y-5.pdf
Feo Mora, R. J. (2010). Orientaciones básicas para el diseño de estrategias didácticas. Tendencias pedagógicas, (16), 221-236.
Foucault, M. (1999). Estética, Ética y Hermenéutica. Obras Esenciales (Vol. III). Barcelona: Paidós.
Gascón Baquero, M. C. (1991). La radio en la educación no formal. Barcelona, España: Ediciones CEAC, S.A.
Green, M. (1993). Contextos sociales y los usos de la investigación. Medios de comunicación, educación y comunidades. En K. B. Jensen, & N. W. Metodologías Cualitativas de Investigación en Comunicación de Masas. Bosch.
Hart, R. (1993). La participación de los niños, de la participación simbólica a la participación auténtica. Bogotá: UNICEF, Oficina Regional para América Latina y el Caribe.
Hernán-Serrano, J. (1997). Hacia una cultura comunicativa. Comunicar, (8), 17-24.
Hernández, R. (2018, 10 de octubre). Radio Nacional de Colombia. Recuperado de https://www.radionacional.co/noticia/radios-universitarias
Kaplún, M. (2001). A la educación por la comunicación. La práctica de la comunicación educativa (2.ª ed.). Quito, Ecuador: CIESPAL.
Latorre, A. (2005). La investigación-acción Conocer y cambiar la práctica educativa (3.ª Ed.). España: Editorial Graó. Recuperado de https://www.uv.mx/rmipe/files/2016/08/La-investigacion-accion-Conocer-y-cambiar-la-practica-educativa.pdf
Martínez, J. (2010). La Universidad Productora de productores: entre biopolítica y subjetividad. Bogotá: Universidad de la Salle.
Marrow, A. J. (1977). The practical theorist: The life and work of Kurt Lewin. Teachers College Press.
Parra, C. (2013). La investigación Acción educativa: Origen y Tendencias. En: Páramo, P. (2013), La investigación en ciencias Sociales: Estrategias de investigación (2.a ed., pp. 269-290). Bogotá: Universidad Piloto de Colombia.
Quintanilla Coro, V. H. (2012). La perspectiva de descolonización educativa intra-cultural e intercultural. Estudios Bolivianos, (17), 187-219. Recuperado de http://www.revistasbolivianas.org.bo/pdf/rieb/n17/n17_a10.pdf
Rodero, E. (2003). Locución radiofónica. Salamanca: Publicaciones Universidad Pontífica de Salamanca.
Rodríguez, D. (2001). Radioescuela, una apasionante aventura de comunicación y educación. Comunicar. Revista Científica de Comunicación y Educación, 17, 144-147.
Salamanca, R., y Valencia, M. (2017). El trabajo Social y la perspectiva histórico- crítica. Bogotá: Universidad Externado de Colombia.
Torres, C., y Reyes E. (2015). Subjetivación en la escuela: una mirada crítica al programa de Competencias Ciudadanas. Revista Educación y Ciencia, (18), 11-28. Recuperado de https://revistas.uptc.edu.co/index.php/educacion_y_ciencia/article/view/5332/4454