Investiga稨ao social da p´ractica educativa na escola militar de oficiais n¨¨ao-comissionados sargento Inocencio Chíncá

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Julián Enrique Barrero García
Yerife Andrea Parra Orozco

Resumo

O presente artigo académico surge de uma análise do ensino e da prática educativa com estudantes da Escola Militar de Oficiais Näo-Comissionados " Sargento Inocencio Chincá”, a partir da qual se pretende comunicar os processos de investigação social e equidade de género que são apresentados na sala de aula, através das propostas dos estudantes para o trabalho de licenciatura e dos conhecimentos (disciplinas)desenvolvidos pelos professores para orientar o processo de formação, estudar a realidade como um fenómeno social a partir do contexto em que se situam e tendo em conta o multiculturalismo apresentado nos estudantes, gerando a formulação e concepçäo de propostas de investigaç¨cao que reforcem o perfil profissional do NCO do Exército Nacional Colombiano com vista à formação de actores que contribuam e intervenham na transformação social, ambiental e cultural do território nacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Barrero García, J. E., & Parra Orozco, Y. A. (2021). Investiga稨ao social da p´ractica educativa na escola militar de oficiais n¨¨ao-comissionados sargento Inocencio Chíncá. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 13(27), 117-129. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/2087
Seção
Articulos Num.27
Biografia do Autor

Julián Enrique Barrero García

Magister en Educación Ambiental. Especialista en Gestión Ambiental, Especialista enGestión Logística, Ingeniero Industrial. Profesor de la Unidad de Investigación de la Escuela Militar de Suboficiales “Sargento Inocencio Chincá” del ejercito nacional de Colombia.

Yerife Andrea Parra Orozco

Magister en Educación. Especialista en Docencia Universitaria, Licenciada en Filosofía y letras. Profesora de la unidad de investigación de la Escuela Militar de Suboficiales “Sargento Inocencio Chincá” del Ejército Nacional de Colombia.

Referências

Abello, R. (2008). Recomendaciones prácticas para la formulación de proyectos de investigación y desarrollo. Barranquilla: Universidad del Norte.

Agudelo, D. (2005). ¿Cómo tener éxito en un doctorado en psicología? Revista Internacional de Psicología Clínica y de la Salud, 565-593.

Antolín, L. (2003). La mitad invisible. Género en la educación para el desarrollo. Madrid: ACSUR - Las Segovias.

Araya, S. (2003). Relaciones sexistas en la educación.

Ballesteros Velásquez, B. (2019). Investigación Social desde la práctica educativa. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Bonilla, E., Hurtado, & Jaramillo. (2009). La investigación. Bogotá: Alfaomega.

Camacho Brown, L, & Watson Soto, H. (2007). Reflexiones sobre equidad de género y educación inicial. INTERSEDES: Revista de las Sedes Regionales, 33-48

Chaves, L. (2004). Las relaciones de género en el contexto escolar. Un estudio de caso a nivel de educación preescolar. Revista electrónica de historia.

Chávez J., A. L. (2007). Educación para la cultura en seguridad y defensa nacional. Revista de las Fuerzas Militares, 52.

Cortés V, A. (2013). Una mirada crítica a la educación en el Ejército. Bogotá: Universidad Militar Nueva Granada.

Díaz. (Diciembre de 2014). Recuperado de http://dx.doi.org/10.4067/S071926812014000300001

Duarte Cruz, J. M., & García Horta, J. B. (2016). Igualdad, Equidad de Género y Feminismo: Una mirada histórica a la conquista de los derechos de las mujeres. Revista CS, 107-158.

Jiménez, M., & Martínez, E. (2005). Políticas de investigación en salud, en guía de recomendaciones para la incorporación de la perspectiva de género. España: Ministerio de Sanidad y Consumo.

Mujer en Red. (2008). ¿Qué es el feminismo? Obtenido de El periódico feminista: http://www.mujeresenred.net/spip.php?article1308 Editores.

Tamayo y Tamayo. (1994). Proceso de la Investigación Científica. México: Noriega y Editores.