O pensamento de um professor, do professor de filosofia: recuperando a experiência dos professores para o treinamento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joaquín Darío Huertas-Ruiz

Resumo

Entre os muitos problemas que podem ser considerados em torno do ensino da filosofia, o professor de filosofia no ensino secundário não foi suficientemente reconhecido apesar de toda a riqueza envolvida nas suas experiências, crenças e conhecimentos disciplinares, porque existe uma espécie de divórcio entre a formação inicial e a prática profissional subsequente, em que a primeira não sabe o que acontece no cotidiano do ensino médio. O objetivo deste artigo é mostrar, a partir das contribuições teóricas do saber docente profissional, como o ensino de filosofia é concebido pelos professores que o ensinam, de acordo com suas particularidades, as concepções que construíram em torno da filosofia, didático, os alunos, todos com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da filosofia em nosso meio educacional. As generalidades da teoria do pensamento profissional docente ou Conhecimento Pedagógico de Conteúdo, PCK por sua sigla em inglês, assim como alguns testemunhos de professores de filosofia do ensino médio, que manifestam suas idéias sobre o que significa ensinar filosofia, finalmente são apresentados conclusões e recomendações para futuros professores de filosofia em sua formação profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Huertas-Ruiz, J. D. (2019). O pensamento de um professor, do professor de filosofia: recuperando a experiência dos professores para o treinamento. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 12(24), 120-139. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1816
Seção
Artículos Vol. 12
Biografia do Autor

Joaquín Darío Huertas-Ruiz

Magister en Filosofía Latinoamericana por la Universidad de Santo Tomas y candidato a Doctor del Doctorado en Humanidades, humanismo y persona, de la Universidad de San Buenaventura, Bogotá. Ensayo correspondiente al proyecto de investigación 008-004: Pensamiento profesional docente de los profesores de Filosofía. Facultad de Filosofía, Universidad de San Buenaventura Grupo DEVENIR. Autor del capítulo de libro: Neobarroco: mística, corporalidad y producción de sentido de lo popular, en: Retablo Barroco. Editorial Bonaventuriana p. 73 - 98. 2014, y del artículo El juego, problema filosófico en la Revista Cuestiones de Filosofía N° 14. p. 153 - 169.

Referências

Cerletti, A. (2008). La Enseñanza de la Filosofía como problema filosófico. Buenos Aires: Los libros del zorzal.

Chevallard, Y. (1997). La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires. Aiqué.

Gómez, M. Á. (2003). Introducción a la Didáctica de la Filosofía. Pereira: Papiro.

León Gómez, A. (2008). ¿...Enseñar Filosofía? Santiago de Cali: Universidad del Valle.

Marcelo, G. C. (2002). “La investigación sobre el conocimiento de los profesores y el proceso de aprender a enseñar. Una revisión personal”. En: Perafán G. A. y Aduríz

Bravo A. (edits.). Pensamiento y conocimiento de los profesores. Debate y perspectivas internacionales. Bogotá: UPN-Colciencias.

MEN. (1983). Ley general de Educación.

Obiols, G. (2008). Una introducción a la Enseñanza de la Filosofía. Buenos Aires Los libros del zorzal.

Paredes y Villa (2013) Enseñanza de la filosofía en Colombia: hacia un enfoque multisensorial en el campo didáctico. Nodos y nudos 34. Volumen 4 Universidad Pedagógica Nacional. Bogotá.

Perafán, G. A. (2004). La epistemología del profesor sobre su propio conocimiento profesional.

Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Porlán, R., & Rivero, A. (1998). El conocimiento de los profesores. Sevilla: Diada Editora.

UNESCO (2009). Recomendaciones en el ámbito de la Enseñanza de la Filosofía en América Latina y el Caribe. Manifiesto de la Reunión de Alto Nivel sobre la Enseñanza de la Filosofía en América Latina y el Caribe.

Salazar Bondy, A. (1995). Didáctica de la filosofía. Lima: UNMSM, Facultad de Letras y Ciencias Humanas, Fondo Editorial.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of new reform. Harvard.

Shulman, L. S. (1989). “Paradigmas y programas de investigación en el estudio de la enseñanza. Una perspectiva contemporánea”. En: Wittrock, M. C. La investigación de la enseñanza I. Barcelona: Paidós, pp. 9-91.

Valbuena U. Edgar (2007) El conocimiento didáctico del contenido biológico: estudio de las concepciones disciplinares y didácticas de futuros docentes de la Universidad Pedagógica Nacional. (Colombia) Madrid. Universidad Complutense de Madrid. Tesis doctoral.