O método do projeto em geotecnia rodoviária caso: balastro ferroviário Belencito - Paz del Río

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Néstor Rafael Perico-Granados
José Luis Barrera-Acevedo
Dilver Argedis Esquivel-Albarracin
Camilo Andrés Perico-Martínez

Resumo

O artigo é um produto de pesquisa, na Universidade Santo Tomás. O método do projeto foi aplicado em rodovias geotécnicas, em ferrovias, já que é um processo que está começando a ser usado em várias universidades ao redor do mundo. A este respeito, entrevistas e observações foram feitas para estabelecer as mudanças nas competências. Ambientes de aprendizagem foram utilizados, como testes de laboratório, trabalho de campo, visitas a pedreiras, amostragem e simulação com seções de teste e os principais avanços são descritos. Embora o material de ferro seja usado para a produção de aço, a opção de usá-lo em uma camada de assento e como uma sub-base granular foi estabelecida.
Por outro lado, o minério de ferro foi extraído, irrigado na estrada e duas seções de teste de 25 metros cada foram obtidas, para serem analisadas no campo, durante seis meses e os preços foram estudados. Os testes laboratoriais foram: Los Angeles Machine Wear, Equivalente a Areia, Índice de Alongamento e Achatamento, Porcentagem de faces fraturadas e Limites de Atterberg. Os principais resultados são enquadrados no aumento e construção de competências disciplinares e humanas e na opção de usar o material de cascalho como a camada de assento e a distância a que é possível e rentável colocá-lo. A bondade do método de projeto para estruturar habilidades em engenheiros é considerada uma conclusão relevante.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Perico-Granados, N. R., Barrera-Acevedo, J. L., Esquivel-Albarracin, D. A., & Perico-Martínez, C. A. (2019). O método do projeto em geotecnia rodoviária caso: balastro ferroviário Belencito - Paz del Río. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 12(24), 53-70. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1811
Seção
Artículos Vol. 12
Biografia do Autor

Néstor Rafael Perico-Granados

Ingeniero civil, magister en Educación y doctor en Ciencias de la Educación, , grupo ACBI.

José Luis Barrera-Acevedo

Ingeniero de Transporte y Vías. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, especialista en Geotecnia vial y pavimentos.

Dilver Argedis Esquivel-Albarracin

Ingeniero Civil. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Especialista en Geotecnia vial y pavimentos.

Camilo Andrés Perico-Martínez

Ingeniero civil, Ingeniero industrial, especialista en Geotecnia vial, ( c ).

Referências

Argueso, M y Tamborero, J. (2006). Infraestructuras ferroviarias: Mantenimiento preventivo, Nota técnica de prevención número 958, España.

Bogoya Maldonado, José Daniel. (2000). Competencias y proyecto pedagógico. Dos versiones: en papel y en presentación electrónica en CD. Libro elaborado con otros autores. Unibiblos, Bogotá, 2000

Cerda, H. (1995). Los elementos de la investigación, 2ª edición, Bogotá, Colombia: Editorial el búho.

Corchuelo, M. (2006). “Un giro en la educación en ingeniería: La Universidad del Cauca”, Popayán: Unicauca. Rudecolombia, Tesis doctoral.

Covey, S. (1997). Los siete hábitos de la gente altamente efectiva. Barcelona: Paidos.

Dewey, J. (2004). Experiencia y educación. Barcelona: Paidos.

Gómez, B. Mora, A. Blanco, P. Quiroz, B y Bonilla, D. (2012). Resistencia a la abrasión mediante la prueba de la máquina de los ángeles, Costa Rica.

Hernández, Carola; Ravn, Ole, y Valero, Paola. (2015). El modelo PO-PBL desde una perspectiva socio-cultural del aprendizaje, en: https://journals.aau.dk/index.php/pbl/article/view/1206

Instituto Nacional de Vías. (2013). Especificaciones generales de construcción de carreteras, Bogotá, Colombia.

Kolmos, Anette. (2004). Estrategias para desarrollar currículos basados en la formulación de problemas y organizados en base a proyectos. Educar, (33), 77-96.

Leonard, A. (2011). La historia de las cosas, Bogotá, Colombia: Nomos Impresores S.A.

Leonard, A. (2011). La historia de las cosas, Bogotá, Colombia: Nomos Impresores S.A.

Martínez, R y Gutiérrez, Ll. (2008). Investigación sobre el comportamiento de los diferentes tipos de balasto ante la aplicación de los criterios de las diferentes normativas, Madrid, España.

Mclaren, Peter y Giroux, Henry. (1998). Escritos desde los márgenes: Geografías de identidad, Pedagogía y Poder. En: Multiculturalismo revolucionario: Pedagogías de disensión, de Peter Mclaren. Madrid, España, Siglo XXI.

Medina, F; Núñez, J; Sánchez, I, Cabrera, J. (2017). Implementación del ABP, PBL y método SCRUM en cursos académicos para desarrollar sistemas informáticos enfocados en fortalecer la región 1, En: Revista de Educación en Ingeniería, 12 (24), pp. 52-57, julio 2017.

Miranda Bitar, J. (2016). Monitorias en Ingeniería civil., Universidad Santo Tomás, trabajo de grado de pregrado.

Organización Rio Tinto. (2010). Mineral de hierro. 1ª edición, Australia: Editorial Rio Tinto limited.

Perico Granados, N. (2010). La formación de los Ingenieros civiles, Tunja: Editorial de la Universidad Santo Tomás de Tunja, en: http://www.ustatunja.edu.co/ustatunja/files/Facultades/IngenierC3%ADa%20Civil/LA_FORMACION_DE_LOS_INGENIEROS_CIVILES.pdf

Perico Granados, N. (2012). Primeros pasos en la formación de docentes de ingeniería civil, Tunja: Universidad Santo Tomás.

Perico, N; Antolínez, N, y Rivera J. (2014a). “Incidencia de las condiciones laborales en el clima del aula”, Quaestiones disputatae, Vol 7, N 15, En: http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/838

Perico, G. Néstor R., Acosta, Pedro & Perico, M. Néstor R (2014b). El Ensayo, para Formar

Profesionales Reflexivos. Ingenio Magno. Vol 5, pp. 111 - 119

Perico-Granados, N.R., Caro-Camargo, C. & Garavito, L.N. (2015). “El Proyecto en la Investigación Formativa”. In Vestigium Ire. Vol. 9, p.p 166-174.

Perico Granados, N. R., Puentes Báez, P. y Soriano López, B. D. (2016). La formación de ingenieros civiles: una experiencia con el ferrocarril del Nordeste y la doble calzada Briceño-Tunja-Sogamoso. Ingenio Magno, 7(2), 116-125.

Perico, N. (2017a). La formación de los docentes de ingeniería civil en la Universidad Santo Tomás de Tunja. Tesis inédita de doctorado en Educación: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja.

Perico, N., Pachón, J. y Perico, L. (2017b). “Educación y ética contra la corrupción”, Revista digital de historia de la educación, Enero - diciembre 2017, N 20/ensayos, en: http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/44976

Quintar, Estela. (2008). “En diálogo Epistémico- Didáctico”: México, Ipecal Ruiz, D; Magallón, J, y Muñoz, E. (2006). “Herramientas de aprendizaje activo en las asignaturas de Ingeniería Estructural. Ingeniería y Universidad” enero-junio, año vol. 10, número 001. Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá. Colombia.

Valero-García, Miguel y Navarro, Juan. (2006). “La planificación del trabajo del estudiante y el desarrollo de su autonomía en el aprendizaje basado en proyectos”, en: La metodología del aprendizaje basado en problemas. Universidad de Murcia, España.

Vargas, E. (2013). “Método de Proyectos desde fundamentos de ingeniería, en beneficio de necesidades locales”, ACOFI, Cartagena.

Villa, F. (1994). La comunicación. Bogotá: editorial Norma.

Zambrano, A. (2002). Los hilos de la palabra: Pedagogía y Didáctica, Cali, Colombia: Nueva biblioteca Pedagógica S. en C.

Zemelman, H. (2015). “Pensamiento y construcción de conocimiento histórico, una exigencia para el hacer futuro”: Revista El Ágora, pdf. pp. 343-351.

Schön, D. (2003). La formación de profesionales reflexivos. Madrid, España: Paidos.

Ucros, J. (2009). Propuesta para la implementación de instrumentos de política ambiental en
la planta siderúrgica de Acerías Paz del Río S.A, Bogotá, Colombia.

Universidad Tecnológica de Pereira, UTP, (2003). Desgaste de materiales, Pereira, Colombia.

Valero-García, Miguel y Navarro, Juan. (2006). “La planificación del trabajo del estudiante y el desarrollo de su autonomía en el aprendizaje basado en proyectos”, en: La metodología del aprendizaje basado en problemas. Universidad de Murcia, España.

Vargas, E. (2013). “Método de Proyectos desde fundamentos de ingeniería, en beneficio de necesidades locales”, ACOFI, Cartagena.

Villa, F. (1994). La comunicación. Bogotá: editorial Norma Zambrano, A. (2002). Los hilos de la palabra: Pedagogía y Didáctica, Cali, Colombia: Nueva biblioteca Pedagógica S. en C.

Zemelman, H. (2015). “Pensamiento y construcción de conocimiento histórico, una exigencia para el hacer futuro”: Revista El Ágora, pdf. pp. 343-351.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##