O aparecimento dos sinais do tempo em animação: uma reflexão sobre a filosofia do filme de Gilles Deleuze
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A definição do filme animado dada por Deleuze em seus estudos de cinema deixa em aberto a questão da existência ou não de animação como a sétima arte.Partimos do fato de que a animação não é somente cinema, mas ainda faz contribuições significativas tanto no seu desenvolvimento e nas discussões filosóficas que surgem em torno delas. Para provar isso, propomos uma análise detida de cada um dos sinais apresentados por Deleuze em seu filme livro Estudo sobre cinema dois: a imagem-tempo (1987) no cinema animado, a fim de aprofundar e repensar o trabalho do filósofo francês.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Torres-Lizarazo, J. C., Díaz-Contreras, G. A., & Torres-Lizarazo, D. F. (2017). O aparecimento dos sinais do tempo em animação: uma reflexão sobre a filosofia do filme de Gilles Deleuze. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 10(20), 130-145. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1328
Seção
Artículos No 20
De acuerdo a la Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Derivar 4.0 Internacional, se autoriza leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o enlazar los textos completos de estos artículos, siempre y cuando se conceda el crédito a los autores de los textos y a la Revista Quaestiones Disputatae: temas en debate, como fuente de publicación original. No se permite el uso comercial de copia o distribución de contenidos, así como tampoco la adaptación, derivación o transformación alguna de estos sin la autorización previa de los autores y de la dirección de Quaestiones Disputatae: temas en debate.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Referências
Abbate, A., Burton, T. y Ranft, J. (productores). Burton, T. Y Johnson, M. (directores). (2005). La novia cadáver [cinta cinematográfica]. Reino Unido y Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, Tim Burton Productions, Patalex Productions, Tim Burton Animation Co., Laika Entertainment, Will Vinton Studios.
Aumont, J. et al. (1995-2008). Historia General del cine. Madrid, España: Cátedra. Brunner, D., Cadieux, P. y Ghezelbash, R. (productores) y Sylvain, C. (director). (2003). Las trillizas Belleville [cinta cinematográfica]. Francia, Canadá Bélgica: France 3 Canal+, Telefilm Canadá, Société de développement des entreprises culturelles, Charente, Poitou-Charentes, National Center of Cinematography and the moving image, Región Flamenca, BBC Radio Bristol y BBC Worldwide.
Coates, J. (productor) y Murakami, J. (director). (1986). Cuando el viento sopla [cinta cinematográfica]. Reino Unido: Film Four International.
Coombs, M. (productor) y Elliot, A. (director). (2009). Mary and Max [cinta cinematográfica]. Australia: Melodra Pictures.
Deleuze, G. (1984). Estudios sobre cine uno: La imagen-movimiento. Barcelona, España: Ediciones Paidós.
_________. (1987). Estudios sobre cine dos: La imagen-tiempo. Barcelona, España: Ediciones Paidós.
_________ y Guattari, Félix (2002). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia España: Pretextos.
Folman, A., Meixner, G., Nahlieli, Y., Lalou, S., y Paul, R. (productores) y Folman, A. (director). (2008). Vals con Bashir [cinta cinematográfica]. Francia, Estados Unidos, Alemania, Suiza, Israel, Finlandia, Australia y Bélgica: Arte France, Razor Film, Produktion GmbH, Medienboard Berlin-Brandenburg, Bridgit Folman Film Gang, Hot Telecommunication, ITVS, Israel Film Fund, New Israeli Foundation for Cinema and Television, Noga Communication -Channel 8.
Hara, T. (productor) y Takahata, I. (director). (1988). La tumba de las luciérnagas [cinta cinematográfica]. Japón: Studio Ghilbli, Shinchosha Company.
Jennings, C. (productor) y Selick, H. (director). (2009). Coraline [cinta cinematográfica]. Estados Unidos: Universal Pictures, Laika Entertainment, Pandemonium.
Kuchynka, M. y Strnad, P. (productores) y Lunák, T. (director). (2011). Alois Nebel [cinta cinematográfica]. República Checa: Negativ, Ceská Televize, Pailas Film.
Lasseter, J., Rivera, J. y Stanton, A. (productores). Docter, P. (director). (2009). UP [cinta cinematográfica]. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios.
Last, B. y Chomet, S. (productores) y Chomet, S. (director). (2010). El ilusionista [cinta cinematográfica]. Estados Unidos y República Checa: Michael London Productions, Stillking Films, Bob Yari Productions, Contagious Entertainment.
Nakazawa, K. (productor) y Masaki, M. (director). (1983). Gen pies descalzos [cinta cinematográfica] Japón: MAd Huse, Gen Productions.
Reynaud, É. (Productor y director). (1888). Un bon bock, Le clown et es cheines y Pauvre Pierrot [cinta cinematográfica]. Francia.
Sadoul, George. (2004). Historia del cine mundial. Buenos Aires, Argentina: Siglo veintiuno Editores.
Suzuki, T. (productor) y Miyazakij, H. (director). (1997). La princesa Mononoke [cinta cinematográfica]. Japón: Tokuma. SHoten, Nippon Televisión Network Corporation (NTV), Studio Ghibli, DENTSU Muic and Entertainment.
________. (2001). El viaje de Chihiro [cinta cinematográfica]. Japón: Tokuma. SHoten, Nippon Televisión Network Corporation (NTV), Studio Ghibli, DENTSU Muic And Entertainment. Buena Vist International, Tohokushinsha Film, Mitsubishi Commercial Affairs.
Todd, J., Todd, S., Roth, J. y Zanuck, J. (productores) y Burton, T. (director). (2010). Alicia en el país de las maravillas [cinta cinematográfica]. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, Zanuck Company, The Tim Burton Productions, Team Todd, Tim Burton Animation Co.
Aumont, J. et al. (1995-2008). Historia General del cine. Madrid, España: Cátedra. Brunner, D., Cadieux, P. y Ghezelbash, R. (productores) y Sylvain, C. (director). (2003). Las trillizas Belleville [cinta cinematográfica]. Francia, Canadá Bélgica: France 3 Canal+, Telefilm Canadá, Société de développement des entreprises culturelles, Charente, Poitou-Charentes, National Center of Cinematography and the moving image, Región Flamenca, BBC Radio Bristol y BBC Worldwide.
Coates, J. (productor) y Murakami, J. (director). (1986). Cuando el viento sopla [cinta cinematográfica]. Reino Unido: Film Four International.
Coombs, M. (productor) y Elliot, A. (director). (2009). Mary and Max [cinta cinematográfica]. Australia: Melodra Pictures.
Deleuze, G. (1984). Estudios sobre cine uno: La imagen-movimiento. Barcelona, España: Ediciones Paidós.
_________. (1987). Estudios sobre cine dos: La imagen-tiempo. Barcelona, España: Ediciones Paidós.
_________ y Guattari, Félix (2002). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia España: Pretextos.
Folman, A., Meixner, G., Nahlieli, Y., Lalou, S., y Paul, R. (productores) y Folman, A. (director). (2008). Vals con Bashir [cinta cinematográfica]. Francia, Estados Unidos, Alemania, Suiza, Israel, Finlandia, Australia y Bélgica: Arte France, Razor Film, Produktion GmbH, Medienboard Berlin-Brandenburg, Bridgit Folman Film Gang, Hot Telecommunication, ITVS, Israel Film Fund, New Israeli Foundation for Cinema and Television, Noga Communication -Channel 8.
Hara, T. (productor) y Takahata, I. (director). (1988). La tumba de las luciérnagas [cinta cinematográfica]. Japón: Studio Ghilbli, Shinchosha Company.
Jennings, C. (productor) y Selick, H. (director). (2009). Coraline [cinta cinematográfica]. Estados Unidos: Universal Pictures, Laika Entertainment, Pandemonium.
Kuchynka, M. y Strnad, P. (productores) y Lunák, T. (director). (2011). Alois Nebel [cinta cinematográfica]. República Checa: Negativ, Ceská Televize, Pailas Film.
Lasseter, J., Rivera, J. y Stanton, A. (productores). Docter, P. (director). (2009). UP [cinta cinematográfica]. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios.
Last, B. y Chomet, S. (productores) y Chomet, S. (director). (2010). El ilusionista [cinta cinematográfica]. Estados Unidos y República Checa: Michael London Productions, Stillking Films, Bob Yari Productions, Contagious Entertainment.
Nakazawa, K. (productor) y Masaki, M. (director). (1983). Gen pies descalzos [cinta cinematográfica] Japón: MAd Huse, Gen Productions.
Reynaud, É. (Productor y director). (1888). Un bon bock, Le clown et es cheines y Pauvre Pierrot [cinta cinematográfica]. Francia.
Sadoul, George. (2004). Historia del cine mundial. Buenos Aires, Argentina: Siglo veintiuno Editores.
Suzuki, T. (productor) y Miyazakij, H. (director). (1997). La princesa Mononoke [cinta cinematográfica]. Japón: Tokuma. SHoten, Nippon Televisión Network Corporation (NTV), Studio Ghibli, DENTSU Muic and Entertainment.
________. (2001). El viaje de Chihiro [cinta cinematográfica]. Japón: Tokuma. SHoten, Nippon Televisión Network Corporation (NTV), Studio Ghibli, DENTSU Muic And Entertainment. Buena Vist International, Tohokushinsha Film, Mitsubishi Commercial Affairs.
Todd, J., Todd, S., Roth, J. y Zanuck, J. (productores) y Burton, T. (director). (2010). Alicia en el país de las maravillas [cinta cinematográfica]. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, Zanuck Company, The Tim Burton Productions, Team Todd, Tim Burton Animation Co.