Ensino da escrita alfabética. Uma reflexão teórica a partir de publicidade gráfica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Andrea Bohórquez-aunta
Erika Liliana González-González

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a eventual melhoria do processo inicial de escrita alfabética através da influência de publicidade gráfica. Concebe uma estratégia metodológica e didática baseada na publicidade “Compartilhar uma Coca-Cola”, isto, a fim de apoiar os processos de formação inicial na escrita e o desenvolvimento do tema em sala de aula, especialmente nas classes de primeiro grau, dando uma visão epistemológica do ensino e da comunicação social, com base nos conceitos de publicidade, publicidade gráfica, a escrita e a iniciação da escrita alfabética. Além disso, certas atividades são sugeridas decorrentes da publicidade e considerações que devem ser tidos em conta quando se inicia o processo de escrita alfabética.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Bohórquez-aunta, C. A., & González-González, E. L. (2017). Ensino da escrita alfabética. Uma reflexão teórica a partir de publicidade gráfica. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 10(20), 59-74. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1325
Seção
Artículos No 20
Biografia do Autor

Camila Andrea Bohórquez-aunta

Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia

Erika Liliana González-González

Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Referências

Andrés, M. L., Urquijo, S., Navarro, J., García-Sedeño, M. (2010). Contexto alfabetizador familiar: relaciones con la adquisición de habilidades prelectoras y desempeño lector. European journal of education and psychology, 3(1), 129-140. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129313736010

Arnáiz, P., Castejón, J., Ruiz, M. S. (2002). Influencia de un programa de desarrollo de las habilidades psicolingüísticas en el acceso a la lecto-escritura. Revista de investigación educativa, 20(1), 189-208. Recuperado de http://revistas.um.es/index.php/rie/article/view/97611

Fandos, M., Martínez, M. J. (1995). La publicidad: un nuevo escenario para la comunicación. Comunicar, (5), 15-20. Recuperado de file:///C:/Users/Downloads/Dialnet-LaPublicidad-635537.pdf

Franco-Montenegro, M. (julio – diciembre de 2009). Factores de la metodología de enseñanza que inciden en el proceso de desarrollo de la comprensión lectora en niños. Zona Próxima, Universidad del Norte, (11) Recuperado de http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/zona/article/viewArticle/
1602/4665

Guerrero, S., Orozco, D. (2011). La publicidad social y su papel educativo. Análisis de los mensajes del ministerio de la protección social como anunciante. Revista habladurías, 2-12. Recuperado de http://tejidocrea.com/wp-content/uploads/2014/11/Revista-habladurias-la-publicidad-social-y-su-papel-educativo.pdf

González, M. J., Delgado, M. (2007). Enseñanza-Aprendizaje de la escritura en Educación Infantil y Primaria. Revista electrónica de investigación psicoeducativa,5(13), 651-678. Recuperado de http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/new/ContadorArticulo.php?203

Kaplún, M. (1998). Procesos educativos y canales de comunicación. Comunicar. (11) 1-9. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15801125

Sánchez, M. D. (2007). Publicidad y Educación Creatividad y Publicidad. Creatividad y sociedad, (11), 1-35. Recuperado de http://www.creatividadysociedad.com/articulos/11/Creativiudad%20y%20Sociedad.%20Publicidad%20y%20Educacio%CC%81n.pdf

Sotelo, M. E. (1997). Escritura e imagen en la publicidad gráfica. Apuntes para el estudio de un lenguaje de la manipulación. Signo. Revista de historia de la cultura escrita, (4), 117–129. Recuperado de http://dspace.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/7518/escritura_sotelo_SIGNO_1997.pdf?sequence=1

Torres, M. E. (2004). La escritura y su importancia en la construcción del conocimiento. Revista Ágora Trujillo, 5(9), 83-104. Recuperado de http://www.saber.ula.ve/bitstream/123456789/17528/2/maria_torres.