Cultivar a empatia a través das humanidades: reflexão sobre uma experiência pedagógica na sala de aula universitária

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

María Paz Cuellar-Villalobos
María Fernanda Bernal
María del Pilar Quintero

Resumo

O papel das humanidades na educação superior é fundamental para a formação de professionais integrais. Também são o pilar da construção de cidadãos funcionais nas sociedades democráticas. Estes indivíduos cujas capacidades e habilidades constituem, o que Martha Nussbaum (1997) define como cidadãos do mundo, devem-se cultivar desde todos os aspectos sociais. Assim, os modelos educativos e as instituições acadêmicas deverão contribuir ao desenvolvimento das sociedades desde “o cultivo das humanidades”. O seguinte artigo é uma reflexão sobre uma experiência pedagógica localizada no contêxto universitário a partir de algumas abordagens da proposta educativa de Martha Nussbaum.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cuellar-Villalobos, M. P., Bernal, M. F., & Quintero, M. del P. (2016). Cultivar a empatia a través das humanidades: reflexão sobre uma experiência pedagógica na sala de aula universitária. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 9(19), 161-179. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1115
Seção
Artículos Núm. 19

Referências

Anónimos. (Marzo 3, 2015). Cartas de estudiantes de la Universidad Jorge Tadeo Lozano. Bogotá: Universidad Jorge Tadeo Lozano.
Brecha entre empresarios y universidades al vincular profesionales (9 de julio de 2015). CM& la noticia. Recuperado de http://www.cmi.com.co/brecha-entre-empresarios-y-universidades-al-vincular-profesionales
Cortina, A. (1997). Ciudadanos del mundo hacia una teoría de la ciudadanía. Madrid, España: Alianza Editorial.
Cortina, A. (4 abril de 2010). El Futuro de las Humanidades. El País, s.p.
Correa, P. y Navarrete Cardona, S. (10 de octubre de 2015). ¿El fin de las humanidades? El Espectador. Recuperado de http://www.elespectador.com/noticias/ educacion/el-fin-de-humanidades-articulo-591959
García, P. J. (12 de octubre de 2015). Cero en sociales y humanidades. El Colombiano. Recuperado de http://www.elcolombiano.com/opinion/columnistas/ cero-en-sociales-y-humanidades-CL2863756

Giraldo, E. (S.f) Colciencias contra las Humanidades. Revista Arcadia. Recuperado de http://blogs.revistaarcadia.com/la-linea-sin-reposo/colciencias-contra-las-humanidades/436

Nussbaum, M. (2012). Sin fines de lucro Por qué la democracia necesita de las humanidades. Madrid, España: Katz Editores.
________. (1997). El cultivo de la humanidad. Barcelona, España: Paidós.

Real Academia Española (2015). Diccionario de la lengua española (23aed). Recuperado de http://dle.rae.es/?id=QoQ5r6Z
Parga, S. (27 de marzo de 2015) Con la vara que mide. Revista Arcadia.
http://www.revistaarcadia.com/impresa/reportaje/articulo/la-medicion-

colciencias ciencias-humanas/41540.

Portafolio.co. (enero 19 de 2016). Estas son las carreras con más futuro en el país. El Tiempo. Recuperado de http://www.eltiempo.com/economia/sectores/menos-abogados-y-mas-ingenieros/16485317