Educar para não repetir o conflito armado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Julián Andrés Escobar-Gómez

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre a tarefa da educação no pós-conflito na Colômbia. Embora seja possível elaborar um amplo discurso sobre a guerra no país, o objetivo deste texto não é aprofundar tanto nas causas e características do conflito armado, enquanto sim nas condições de possibilidade para sua superação. Isto pode ser possível se todos os cidadãos participam na construção de um país diferente. Neste artigo se propõe, desde os postulados de autores como Theodor W. Adorno, Francisco Cortés Rodas e Eufrasio Guzmán, que a «educação para o pós-conflito» tem uma importância sobressaliente neste aspecto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Escobar-Gómez, J. A. (2016). Educar para não repetir o conflito armado. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 9(19), 103-116. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1112
Seção
Artículos Núm. 19

Referências

Abelardo, P. (1885). Patrologiæ latina, tomus CLXXVIII. Jacques-Paul Migne compilador. Recuperado de http://patristica.net/latina/
Adorno T. (1998). Educación para la emancipación. Madrid: España: Ediciones Morata, S. L.
Centro Nacional de Memoria histórica (2013). ¡Basta ya! Colombia: Memorias de guerra y dignidad. Informe General Grupo de Memoria Histórica. Bogotá: Imprenta Nacional.
Comisión histórica del conflicto y sus víctimas. (2015). Contribución al entendimiento del conflicto Armado en Colombia. Recuperado de: www.mesadeconversaciones.com.co
Cortés-Rodas. F. (2013). Sobre democracia y justicia en las negociaciones de paz. Revista Debates- Universidad de Antioquia, (66), 24 -34.
Fundación Ideas para la Paz. (2009). Cuadernos del conflicto. Conflicto armado e iniciativas de paz en Colombia. Recuperado de: www.wilsoncenter.org
Guzmán-Mesa, E. (2014). Educación para el posconflicto. Revista Debates- Universidad de Antioquia, (69), 78 – 83.
Jaime-Contreras, M. H. (2003). El conflicto armado en Colombia. Revista de Derecho Universidad del Norte, (19), 119 – 125.
Pérez, P. (2014). Colombia: de la educación en emergencia hacia una educación para el posconflicto y la paz. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, 7 (2), 287 - 311.
Redacción política (6 de enero del 2009). La silla vacía hace diez años. El Espectador. Recuperado de www.elespectador.com