El arte como herramienta pedagógica en la construcción de una cultura de reconciliación y paz

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaime Enrique Araque Hernández

Resumo

Dentro do processo educativo é necessário abordar e gerar experiências pedagógicas significativas que incluam a arte, nas suas várias facetas, como por exemplo: música, dança, teatro e pintura, que em algumas instituições educativas do ensino básico, médio e superior, pode ser um campo inexplorado, sem reconhecimento que gere coesão social e construção de comunidades em paz; o objectivo é tornar metodologicamente visível o trabalho conjunto da instituição educativa, “San Jerónimo Emiliani de Tunja-Boyacá”, com os seus membros (estudantes, pais, directores, vizinhos do bairro de Santa Ana), que se tornam facilitadores, mediadores, principais informadores e gestores na investigação, “A arte como ferramenta pedagógica para a construção de uma cultura de reconciliação e paz: O caso da escola San Jerónimo Emiliani, Tunja”, que permitiu a participação do povo, a partir da encenação da arte comunitária (pintura em postes e murais), desta forma a arte torna-se um instrumento de diálogo social e de reconhecimento dos problemas; por isso para Castro, “a arte humaniza-nos, a arte ajuda-nos a ser sensíveis. Caso contrário, não seríamos capazes de nos apreciar”. (Castro, 2017, p. 1); é necessário manter e preservar a interacção social diária das comunidades, para consolidar a reconciliação e a paz; humanizar e dignificar as instituições e sectores, respeitandotambém as tradições e costumes em torno da arte como estratégia pedagógica, ambientes inclusivos próximos de novas visões sociais e colectivas,com uma visão de um país melhor.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Araque Hernández, J. E. (2021). El arte como herramienta pedagógica en la construcción de una cultura de reconciliación y paz. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 14(28), 18-51. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/2450
Seção
Artículos

Referências

Blanco, P. (2001). Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca, España.
Bourdieu, P. (2002). Pensamiento y acción. Buenos Aires: Libros del Zorzal.
________ (2008). El oficio de sociólogo. Presupuestos epistemológicos. Buenos Aires: Siglo XXI.
Canales M. (Ed.) (2006). Metodologías de investigación social: Introducción a los oficios. Santiago, Chile: LOM.
Castro Quiroga, L., Arzobispo (2015). El caballero de la triste armadura. Bogotá-Colombia: San Pablo.
Castro, L. (02 de Mayo de 2017). Entrevista Arzobispo Arquidiócesis de Tunja: Presidente de la Conferencia Episcopal Colombiana. Tunja. (J. Araque, Entrevistador) Colombia Aprende, recuperado julio 11 de 2020 en: https://aprende.colombiaaprende. edu.co/ckfinder/userfiles/files/guia_37.pdf
Delgado, M. (2008). El espacio urbano es el lugar de los azares. Quito.
Cruz, N. (2017). Entrevista a Natalia Cruz grupo focal estudiantes San Jerónimo Emiliani. Tunja. (J. Araque, Entrevistador)
Echeverría, R. (1997). El búho de Minerva. Introducción a la filosofía moderna. Santiago,Chile: Comunicaciones Noreste Ltda.
Fals Borda, O. (2005) El Hombre y la Tierra en Boyacá. Tunja: Editorial UPTC.
Fisas, V. (1998). Cultura de paz y gestión de conflictos. París, Francia: Ediciones UNESCO.
Freire, P. (2002). Cartas a quien pretende enseñar. Argentina: Editorial Siglo XXI
_______ (2001). Pedagogía de la indignación. Madrid: Ediciones Morata.
_______ (2004). La educación como práctica de la libertad. Argentina: Editorial Siglo XXI.
Gadamer, H.G. (1991). Verdad y método. Salamanca: Sígueme.
Garzón, C. (2013). Propuesta de Mínimos para la Reconciliación y la Paz en Colombia. Mínimo de la Política de reconciliación y paz. Bogotá, D.C., Cundinamarca: Editorial Gente Nueva.
Giddens, A. (1998). La construcción de la sociedad: Bases para la teoría de la estructuración. Buenos Aires: Amorrortu.
________ (2007). Las nuevas reglas del método sociológico. Crítica positiva de las sociologías comprensivas. Buenos Aires: Amorrortu.
Gómez, M. (3 de junio de 2017). Entrevista a Margot Gómez Ramírez vecina y comerciante del barrio Santa Ana. Tunja. (J. Araque, Entrevistador)
Guevara, M. G. (2010). “Aprendizaje basado en problemas como técnica didáctica para la enseñanza del tema de la recursividad”. Revista Inter Sedes, pp. 142-167.
Guber, R. (2001). “Nacionalismo Reflexivo. La entrevista como objeto de análisis”. Revista de investigaciones Folklóricas, pp. 30-40. Recuperado de: http://redbiblio.unne.edu.ar/opac/cgi bin/pgopac.cgi?VDOC=4.25822
Habermas, J. (1985). Teoría y Praxis: Estudios de Filosofía Social. Madrid: Tecnos.
Jares, X., (1999). Reseña educar para la paz: Un reto en el Nuevo Milenio. Madrid, España, Editorial Popular S.A; Recuperado de: http://www.redalyc.org/ pdf/105/10503313.pdf
Marcuse, H. (1968). El hombre unidimensional. Editorial Joaquín Mortiz S.A. México.
Maturana, H. (. (2002). El sentido de lo humano. Santiago: Dolmen Editorial.
Montoya. G, Z. C. (2002). Diccionario especializado de trabajo social. Medellín: Universidad de Antioquia. Recuperado de: http://diccionariodetrabajosocialcolombia.blogspot.com.co/2012/02/
Labaké, J. (. (2000). Diálogo Educativo. Argentina: Bonum.
Lederach, J. (2008). La imaginación moral: el arte y el alma de construir la paz.[Traducido del inglés: The moral imagination: the art and soul of building peace]; Bogotá D.C., Cundinamarca: Editorial Norma S.A.
Leguizamón, V. (2017). Entrevista a Víctor Manuel Leguizamón Díaz, secretario de educación municipal de Tunja.Tunja. (J. Araque, Entrevistador)
León, D. (2017). Entrevista a Denisse Johana León Niño, Trabajadora Social, colaboradora del proyecto “Construcción de comunidad a partir del arte”. Tunja. (J. Araque, Entrevistador).