A questão do poder político em dois autores do segundo escolasticado: O pensamento de Francisco de Vitoria e Francisco Suárez

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yamila Eliana Juri

Resumo

Neste trabalho damos conta do pensamento político de dois expoentes do segundo escolástico como foram para Francisco de Vitoria e Francisco Suarez. Veremos como a singularidade da República está centrada na condução dos seus próprios assuntos independentemente de outra entidade política, na qual está integrada como parte.
O poder político não reside num mero agregado de indivíduos, no qual os homens passam a formar toda uma ordem solidária na consecução de um fim político comum; nessa medida, surge a necessidade de poder. A essência ontológica da autoridade, como princípio orientador, não se deve ao consentimento humano, pois surge como uma derivação natural do organismo social.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Juri, Y. E. (2020). A questão do poder político em dois autores do segundo escolasticado: O pensamento de Francisco de Vitoria e Francisco Suárez. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 12(25), 47-70. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1953
Seção
Articulos Num.25
Biografia do Autor

Yamila Eliana Juri

Recibido: 16/04/2019. Aprobado: 14/06/2019Artículo de Reflexión, el objetivo es dar cuenta de la doctrina elaborada por Francisco de Vitoria y Francisco Suárez en lo atinente al poder político y el bien común. Doctora en Derecho por la Universidad Nacional de Cuyo. Conicet-Uncuyo.

Referências

Belarmino, R., (1870). Vindiciae pro libro tertio De laicis, sive secularibus, París, Fèvre.
Burlando G., (2016). “Francisco Suárez como teólogo moral y político: el caso de Conselhos e pareceres”, Revista Teología y Vida, 57/2, pp. 235-255.

Casares, T., (1946), Francisco de Vitoria: Derecho Natural y de gentes, Buenos Aires, Emecé Editores S.A., reproducción de la obra de Luis Alonso G., (1934) Reelecciones Teológicas de Francisco de Vitoria, Madrid, La Rafa.

Cirilo Flórez, M., (2007). “El humanismo cívico castellano: Alonso de Madrigal, Pedro de Osma y Fernando de Roa”, Res publica Nº 18, pp.107-140.

Covarrubias y Leyva, D., (1574), Toletani, episcopi segobiensis, Philippi Secundi, Hispaniarum regis, summo praefecti praetorio Opera Omnia, (Lugduni).

Domingo de Soto, (1967). De iustitia et iure libri decem, Madrid, Instituto de Estudios Políticos.

Font Oporto, P., (2013) “El núcleo de la doctrina de Francisco Suárez sobre la resistencia y el tiranicidio”, Pensamiento vol. 69, núm. 260, pp. 493-521.

Francisco Suárez, (1965). Defensio Fidei, Principatus politicus, Corpus Hispanorum de Pace, Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

Francisco, Suárez, (1971-1981). De natura legis De legis obligatione De lege naturali De Iure gentium De civile potestate De politica obligatione De lege positiva canonica. Edición crítica bilingüe / por Luciano Pereña. [Et al.]. Corpus Hispanorum de Pace. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

Gómez Robledo, I., (1987). El origen del poder político según Francisco Suárez, México, Jus.

Grossi, P., (1996), El orden jurídico medioeval, trad. F. Tomás y Valiente, Madrid, Marcial Pons.

Lanseros, M., (1949), La autoridad civil en Francisco Suárez: Estudio de investigación histórico-doctrinal sobre su necesidad y origen, Madrid, I.E.P.

Legon, F., (1964), La conquista de América y el descubrimiento del moderno derecho Internacional, Buenos Aires, Kraft.

Llano Alonso, F., (2016). “Humanismo renacentista, razón universal y sociedad humana en el pensamiento jurídico de Francisco de Vitoria” Derechos y libertades N° 34, Época II, pp. 91-114.

Maravall, J., (1972), Estado moderno y mentalidad social (siglos XV a XVII) vol.1, Madrid, Revista de Occidente.

Martínez Tapia, R., (1997), Filosofía Política y derecho en el pensamiento español del s. XVI: el canonista Martín de Azpilcueta Granada. Granada, Colegio Notarial de Granada.

Naszaly, E., (1948), El Estado según Francisco de Vitoria, Madrid, Cultura Hispánica.

Pereña L., (1986), La Escuela de Salamanca. Proceso a la conquista de América, Salamanca, Caja Duero.

Pereña, L., (1954). Teoría de la guerra en Francisco Suárez, Madrid, C.S.I.C.

Pérez, J., (2000). De l´humanisme aux Lumières. Études sur l´Espagne et l´Amérique, Madrid, Casa de Velázquez.

Puy, F., (1999). “Los conceptos de derecho, justicia y ley en el De legibus de Francisco Suarez (1548-1617)”, Persona y Derecho 40, Navarra, pp. 175-195.

Recasens Siches, L., (1947), Filosofía del Derecho de Francisco Suárez, Madrid, Jus.

Rommen, E., (1951). La teoría del Estado y de la comunidad internacional en Francisco Suárez, trad. García Yebra, Madrid, Universidad de Buenos Aires / Instituto Francisco de Vitoria.

Sánchez Hidalgo, A. (2015). Voluntarismo e intelectualismo en Francisco de Vitoria, en Persona y Derecho vol. 73, pp.181-202.

_____________________, (2017). “Vitoria y Suárez: el derecho internacional en el tránsito a la modernidad”, Anales de la Cátedra Francisco de Suárez, n. 51, pp. 163-182.

_____________________, (2018). “Fernando de Roa y la defensa del estamento ciudadano”, Revista de Filosofía, Universidad Industrial de Santander, n. 17, pp. 22-40.

Tomás de Aquino, (1978), El Régimen Político, Madrid, Fuerza Nueva.

_______________, (2014), Summa Theologiae, Madrid, BAC.

Truyol y Serra, A., (1967). “Vitoria en la perspectiva de nuestro tiempo”, en el estudio de introducción a la Relectio de Indis o Libertad de los Indios, de Francisco de Vitoria, ed. crítica bilingüe por L. Pereña y J. M. Pérez Prendes, Madrid, CSIC.

Vidal Abril C., (1976). “Derecho, Estado, Rey: Monarquía y democracia en Francisco Suárez”, Revista de estudios políticos, Nº 210, pp. 129-188.