Melhorar a compreensão da leitura do inglês com estratégias metacognitivas utilizando ferramentas TIC: caso de alunos do primeiro semestre de odontologia da Universidad Cooperativa de Colombia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A aprendizagem de uma segunda língua na sociedade do conhecimento, onde a maior parte da informação é encontrada em toda parte, tornou-se mais do que uma necessidade em um imperativo, isto é, em uma parte fundamental do conhecimento a ser adquirido, levando em conta que a informação viaja. Através da rede em qualquer idioma e em velocidades que eram impensáveis há alguns anos atrás. O objetivo deste artigo é especificar detalhadamente os resultados finais do projeto de pesquisa que mostra a possibilidade de que os alunos do primeiro semestre de odontologia da Universidad Cooperativa de Colombia melhorem seu processo de compreensão de leitura através do uso de estratégias metacognitivas. Fazendo uso de ferramentas de aprendizagem mediadas por TIC. O estudo baseou-se na possibilidade de construir questionários onde a compreensão da leitura é evidente e, em seguida, dar-lhes algumas estratégias de aprendizagem metacognitiva usando ferramentas de TIC.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Canoles-Vásquez, J. C., & Cristancho, M. del C. (2019). Melhorar a compreensão da leitura do inglês com estratégias metacognitivas utilizando ferramentas TIC: caso de alunos do primeiro semestre de odontologia da Universidad Cooperativa de Colombia. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 12(24), 84-96. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1813
Seção
Artículos Vol. 12
De acuerdo a la Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Derivar 4.0 Internacional, se autoriza leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o enlazar los textos completos de estos artículos, siempre y cuando se conceda el crédito a los autores de los textos y a la Revista Quaestiones Disputatae: temas en debate, como fuente de publicación original. No se permite el uso comercial de copia o distribución de contenidos, así como tampoco la adaptación, derivación o transformación alguna de estos sin la autorización previa de los autores y de la dirección de Quaestiones Disputatae: temas en debate.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Referências
Adams, M.J., & Collins, A. (1985). A schema theoretic view of reading. In H. Singer & R.B.
Ruddell (Eds.), Theoretial models and processes of reading. Newark: Del. IRA.
Alonso-García,, S., Morte-Toboso, E., & Almansa-Núñez, S. (2015). Redes sociales aplicadas a la educación: EDMODO. Edmetic, 88-111.
Buxarrais, M. (2010). Uso Educativo de las redes sociales y participación social. Ponencia. Pamplona.
Díaz Camacho, J. (2011). La metacognición en el proceso de lectura. Areté, 20-38.
Flavell, J. (1976). Metacognitive aspects of problem solving. Resnick.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista, P. (2010). Metodología de la investigación. Mexico: MacGraw-hill.
Klimenko, O., & Alvares, J. (2009). Aprender cómo aprendo: la enseñanza de estrategias metacognitivas. educación y educadores, 11-28.
Landaverde, & Trejo, J. (2005). MODELO DIDÁCTICO MEDIACIONAL PARA PROMOVER EL APRENDIZAJE DE SEGUNDAS LENGUAS. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 67-82.
Ministerio de Educación. (2013). Datos generales 2013. Bogotá. Obtenido de https://www.mineducacion.gov.co/sistemasdeinformacion/1735/articles-254702_archivo_pdf_estadisticas_2013.pdf
Morales-Pacavita, O. (2016). Desarrollo de competencias tecnológicas en docentes. Una mirada desde la Andragogía. quaest. disput, 9 (18), 229-250
Muñoz-Muñoz, A., & Ocaña de Castro, M. (2017). Uso de estrategias metacognitivas para la comprensión textual. Cuadernos de Lingüística Hispánica, 223-244. doi:doi: http://dx.doi.org/10.19053/0121053X.n29.2017.5865
O’Neil, H., & Abedi, J. (1996). . Reliability and validity of a state metacognitive inventory: Potential for alternative assessment. The Journal of Educational Re-search, 234-245.
Sandhusen, R. (2002). Mercadotecnia. México: CECSA. Santiesteban, N. (2012). Didáctica de la lectura. Madrid: EUMED.
Solé, I. (1987). La posibilidad de un modelo teórico para la enseñanza de la comprensión lectora. Infancia y aprendizaje, 1-13.
Solé, I. (2000). Estrategias de Lectura. Barcelona: Graó.
Villalba Varona, A. (12 de 08 de 2007-2008). Recursos de la Web 2.0 para la Enseñanza de Idiomas. Obtenido de http://ced.cele.unam.mx: http://ced.cele.unam.mx/ciberestrategias/wp-content/uploads/2009/11/villalba_web2.pdf
Wallace, C. (1992). Reading. Oxford: Oxford University press
Ruddell (Eds.), Theoretial models and processes of reading. Newark: Del. IRA.
Alonso-García,, S., Morte-Toboso, E., & Almansa-Núñez, S. (2015). Redes sociales aplicadas a la educación: EDMODO. Edmetic, 88-111.
Buxarrais, M. (2010). Uso Educativo de las redes sociales y participación social. Ponencia. Pamplona.
Díaz Camacho, J. (2011). La metacognición en el proceso de lectura. Areté, 20-38.
Flavell, J. (1976). Metacognitive aspects of problem solving. Resnick.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista, P. (2010). Metodología de la investigación. Mexico: MacGraw-hill.
Klimenko, O., & Alvares, J. (2009). Aprender cómo aprendo: la enseñanza de estrategias metacognitivas. educación y educadores, 11-28.
Landaverde, & Trejo, J. (2005). MODELO DIDÁCTICO MEDIACIONAL PARA PROMOVER EL APRENDIZAJE DE SEGUNDAS LENGUAS. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 67-82.
Ministerio de Educación. (2013). Datos generales 2013. Bogotá. Obtenido de https://www.mineducacion.gov.co/sistemasdeinformacion/1735/articles-254702_archivo_pdf_estadisticas_2013.pdf
Morales-Pacavita, O. (2016). Desarrollo de competencias tecnológicas en docentes. Una mirada desde la Andragogía. quaest. disput, 9 (18), 229-250
Muñoz-Muñoz, A., & Ocaña de Castro, M. (2017). Uso de estrategias metacognitivas para la comprensión textual. Cuadernos de Lingüística Hispánica, 223-244. doi:doi: http://dx.doi.org/10.19053/0121053X.n29.2017.5865
O’Neil, H., & Abedi, J. (1996). . Reliability and validity of a state metacognitive inventory: Potential for alternative assessment. The Journal of Educational Re-search, 234-245.
Sandhusen, R. (2002). Mercadotecnia. México: CECSA. Santiesteban, N. (2012). Didáctica de la lectura. Madrid: EUMED.
Solé, I. (1987). La posibilidad de un modelo teórico para la enseñanza de la comprensión lectora. Infancia y aprendizaje, 1-13.
Solé, I. (2000). Estrategias de Lectura. Barcelona: Graó.
Villalba Varona, A. (12 de 08 de 2007-2008). Recursos de la Web 2.0 para la Enseñanza de Idiomas. Obtenido de http://ced.cele.unam.mx: http://ced.cele.unam.mx/ciberestrategias/wp-content/uploads/2009/11/villalba_web2.pdf
Wallace, C. (1992). Reading. Oxford: Oxford University press