O Conceito de legitimidade como sucedâneo da justiça política

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristina Andrea Sereni Sereni

Resumo

O presente trabalho busca explorar dentro do pensamento jurídico schmittiano sua recepção do conceito aristotélico da justiça política na sua interpretação tomística. Com esta finalidade a autora estabelece uma interdependência dos conceitos de legitimidade e obediência e compara o conceito de obediência na recepção tomística de Aristóteles com o conceito de obediência em Schmitt, quem tem a pretensão de transcender o positivismo jurídico na busca de uma ordem jurídica efetiva. Seguido disto, desenvolve a relação existente o conceito de legitimidade proposto pelo filosofo alemão e os tipos de legitimidade no Santo Tomás. Finalmente, analisa-se a respectiva vinculação do conceito de legitimidade com a efetividade dos poderes vigentes na Constituição da República de Weimar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sereni, C. A. S. (2016). O Conceito de legitimidade como sucedâneo da justiça política. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 9(18), 213-228. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1052
Seção
Artículos Núm. 18

Referências

Aristóteles. (1992a). Ethica Nicomachea. Oxford, England: L. Bywater.
________. (1992b). Política. Oxford, England: Ross.
Bertín, H. D. y Corbetta, J. C. (1997). La noción de legitimidad en el concepto de lo político de Carl Schmitt. Buenos Aires, Argentina: Struhart&Cía.
Brodocz, A. (2006). Die politische Theorie des Dezisionismus: Carl Schmitt. En Brodocz, A. y Schaal, G. S. (Ed.), Politische Theorien der Gegenwart, I (277-311). Opladen, Deutschland: Budrich.
Castaño, S. R. (2005). Notas sobre la noción de mando político en Aristóteles. ARSP (Archivo de Filosofía Jurídica y Social), 91(2). Stuttgart, Deutschland: Franz Steiner Verlag, pp. 256-265.
________. (2011). Interpretación del poder en Vitoria y Suárez. Pamplona, España: Universidad de Navarra.
Gómez, O. G. (1986). Excepción y normalidad en el pensamiento de Carl Schmitt. Madrid, España: Centro de Estudios Constitucionales.
Hobbes, T. (1994). Leviatán. México: Fondo de Cultura Económica.
Kérvégan, J. F. (2007). Hegel, Carl Schmitt. Lo político: entre especulación y positividad. Madrid, España: Escolar y Mayo.
Mehring, R. (2006). Carl Schmitt zur Einführung. Hamburg, Deutschland: Junius Verlag.
Negro, D. (2002). Gobierno y Estado. Madrid, España: Marcial Pons.
Schmitt, C. (1966). Teoría del partisano. Madrid, España: Instituto de Estudios Políticos.
_________. (1974). Der Nomos der Erde im Völkerrecht des Jus Publicum Europaeum. Berlin, Deutschland: Duncker & Humblot.
________. (1979). Die geistesgeschichtliche Lage des heutigen Parlamentarismus. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
________. (1981). Land und Meer. Eine weltgeschichtliche Betrachtung. Köln- Loevenich: Hohenheim Verlag GmbH.
________. (1988). Legalität und Legitimität. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
________. (1991). Völkerrechtliche Groβraumordnung mit Interventionsverbot für raumfremde Mächte: Ein Beitrag zum Reichsbegriff für Völkerrecht. Berlin, Deutschland: Duncker & Humblot.
_________. (1993). Verfassungslehre. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
_________. (1994). Die Diktatur. Von der Anfängen des modernen Souveränitätsgedankens bis zum proletarischen Klassenkampf. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
_________. (2004). Der Wert des Staates und die Bedeutung des Einzelnen. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
_________. (2008). Politische Theologie II: Die Legende von der Erledigung jeder Politischen Theologie. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
_________. (2009a). Politische Theologie. Vier Kapitel zur Lehre von der Souveränität. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
_________. (2009b). Der Begriff des Politischen: Text von 1932 mit einem Vorwort und drei Corollarien. Berlin, Deutschland: Duncker&Humblot.
Tomás de Aquino, santo. (1894). Summa Theologiae. Roma, Italia.
_________. (1980). In II Sententiarum. Milán, Italia: R. Busa.