Filosofia e a Literatura: uma experiência de encontro com a infância
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo apresenta alguns dos resultados de um macroprojeto denominado “Filosofia e a infância: investigação e possibilidades de inovação na escola rural”, especificamente, da implementação e sistematização de uma experiência que propõe o encontro: infância, filosofia e literatura em uma escola rural “La Leonera” do município de Toca do Departamento de Boyacá. “Um caminho por-vir”, referência as orientações metodológicas que guiaram o processo investigativo. “Habitar a escola” contextualiza o lugar na voz das mesmas crianças. Os resultados inicialmente apresentam um novo olhar sobre as concepções de infância, literatura e filosofia, onde o ponto de encontro é o convite para a construção de si, no meio de perguntas, diálogos e criações, pois são “um modo de vida”. Também, compartilha-se um tecido literário a partir de textos indígenas, algumas manifestações das pesquisadoras e criações das crianças memo. Finaliza-se com uma análise concluinte e algumas reflexões em torno deste encontro.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Cely-Quintero, A. E., Espinosa-Escobar, I. I., & Suárez -Vaca, M. T. (2016). Filosofia e a Literatura: uma experiência de encontro com a infância. Quaestiones Disputatae: Temas En Debate, 9(19), 28-43. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/1108
Seção
Artículos Núm. 19
De acuerdo a la Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Derivar 4.0 Internacional, se autoriza leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o enlazar los textos completos de estos artículos, siempre y cuando se conceda el crédito a los autores de los textos y a la Revista Quaestiones Disputatae: temas en debate, como fuente de publicación original. No se permite el uso comercial de copia o distribución de contenidos, así como tampoco la adaptación, derivación o transformación alguna de estos sin la autorización previa de los autores y de la dirección de Quaestiones Disputatae: temas en debate.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Referências
Álvarez M., y Jurado, M. (2008). “Maestros rurales y ovejas eléctricas”. Revista Cuadernos de Pedagogía, (266), 86-89.
Foucault, M. (2001). Estética, ética y hermenéutica. Barcelona, España: Paidós.
Hadot, P. (1988). ¿Qué es la filosofía antigua? Madrid España: Fondo de Cultura Económica.
Hernández, Fernández & Baptista. (2010). Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.
Kohan, W. (2009). Infancia y filosofía. México D. F: Progreso.
Larrosa, J. (2000). Pedagogía profana: Estudios sobre lenguaje, subjetividad, formación. Buenos Aires, Argentina: Novedades Educativas.
43
Lipman, M. & Sharp, M. (1988). Filosofía en el Aula. Madrid, España: La torre.
López, M. (2008). Filosofía con niños y jóvenes: Buenos Aires, Argentina: Novedades Educativas.
Pulido, O. (2004). Del enseñar conceptos como aventura del pensamiento: la filosofía, la pedagogía y los niños. Revista Cuestiones de Filosofía, (06), 31-36.
Suárez, M. (2010). La magia y una nueva relación pedagógica con la infancia. Revista Praxis y Saber, (02), 43-66.
Vargas, M. (2015). Elogio de la Educación. Bogotá, Colombia: Penguin Random House.
Foucault, M. (2001). Estética, ética y hermenéutica. Barcelona, España: Paidós.
Hadot, P. (1988). ¿Qué es la filosofía antigua? Madrid España: Fondo de Cultura Económica.
Hernández, Fernández & Baptista. (2010). Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.
Kohan, W. (2009). Infancia y filosofía. México D. F: Progreso.
Larrosa, J. (2000). Pedagogía profana: Estudios sobre lenguaje, subjetividad, formación. Buenos Aires, Argentina: Novedades Educativas.
43
Lipman, M. & Sharp, M. (1988). Filosofía en el Aula. Madrid, España: La torre.
López, M. (2008). Filosofía con niños y jóvenes: Buenos Aires, Argentina: Novedades Educativas.
Pulido, O. (2004). Del enseñar conceptos como aventura del pensamiento: la filosofía, la pedagogía y los niños. Revista Cuestiones de Filosofía, (06), 31-36.
Suárez, M. (2010). La magia y una nueva relación pedagógica con la infancia. Revista Praxis y Saber, (02), 43-66.
Vargas, M. (2015). Elogio de la Educación. Bogotá, Colombia: Penguin Random House.