Caracterização da gestão administrativa e operacional do shopkeeper da cidade de Tunja

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Burbano Galán Burbano Galán
Carlos Alberto Rojas Rodríguez
Ricardo Santos Martínez

Resumo

O mundo competitivo das organizações e do comércio em geral, leva à realização de diagnósticos e análises permanentes dos sectores empresariais e comerciais, permitindo‐lhes implementar processos e técnicas para melhorar a sua capacidade produtiva e administrativa. A investigação visa fazer uma caracterização do lojista da cidade de Tunja, a partir da gestão administrativa e operacional, presente em cada empresa. A metodologia é enquadrada no método empírico‐analítico, com um estudo não experimental não há manipulação de variáveis, de tipo quantitativo e de âmbito descritivo. Neste caso, foram estudados os comerciantes da cidade de Tunja de uma população de 640 lojistas. Os resultados mostram uma  marcada tendência empírica nos processos administrativos e operacionais. Os gestores
têm uma formação teórica básica nos diferentes processos tratados em cada loja; isto não lhes permite visualizar as oportunidades, nem as ameaças oferecidas pelo mercado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Burbano Galán, B. G., Rojas Rodríguez, C. A., & Santos Martínez, R. (2020). Caracterização da gestão administrativa e operacional do shopkeeper da cidade de Tunja. In Vestigium Ire, 14(1), 108-122. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/2056
Seção
Artículos Vol. 14-1
Biografia do Autor

Burbano Galán Burbano Galán

Doctor en Ciencias Económicas y Administrativas (C), docente de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC, Colombia. Tunja, Boyacá – Colombia.

Carlos Alberto Rojas Rodríguez

Magíster en Administración y Planificación Educativa (2020), docente de la Fundación UniversitariaJuan de Castellanos, Colombia. Tunja, Boyacá– Colombia.

Ricardo Santos Martínez

Magíster en Educación de la Universidad Santo Tomás de Bogotá (2011), docente de la FundaciónUniversitaria Juan de Castellanos. Tunja, Boyacá– Colombia

Referências

Acuerdo No. 01. Consejo Superior de Microempresa de la República de Colombia, Bogotá, Colombia; 03 de mayo del 2012. https://www.mincit.gov.co/ministerio/nor mograma‐sig/procesos‐ misionales/facilitacion‐del‐comercio‐y‐ defensa‐comercial/acuerdos‐ convenios/acuerdo‐01‐del‐2012.aspx

Azuero, F., González, A. C. y Gutiérrez, M. L. (2012). Tendencias en la administración: Gerencia y Academia. Ediciones Uniandes, (vol1). https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=I9hdDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA439&dq=origen+de+las+tiendas+de+barrio+en+estados+unidos&ots=FnK1Z2kLHA&sig=AP_aZ p4‐ WXhQiUXfxHlyoE7OSKU#v=onepage&q=or igen%20de%20las%20tiendas%20de%20ba rrio%20en%20estados%20unidos&f=false

Calderón, G, y Castaño, G. A. (2005). Investigación en Administración en América Latina: Evolución y Resultados. Universidad Nacional de Colombia sede Manizales: Epigráficas. https://books.google.com.co/books?id=N1 l2My4B7h8C&pg=PA9&dq=Las+peque%C3%B1as+y+medianas+empresas+adolecen+ de+serios+problemas+de+gesti%C3%B3n+ y+de+recursos&hl=es‐ 419&sa=X&ved=2ahUKEwiM_JDn‐Y7qAhXkdd8KHbJrCpYQ6AEwAHoECAIQAg#v=onepage&q=Las%20peque%C3%B1as%20y%20medianas%20empresas%20adolecen%20de%20serios%20problemas%20de% 20gesti%C3%B3n%20y%20de%20recursos &f=false

Capra, F. (2009). La trama de la vida: Una nueva perspectiva de los sistemas vivos. España: Anagrama.

Chiavenato, I. (2019). Introducción a la teoría general de la investigación. México: McGrawHill

Cuesta, J. Y. (2013). Análisis de las ventajas competitivas del sector de retail en Boyacá. Iter Ad Veritatem, (11), 135‐154. http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php
/iaveritatem/article/view/576/704

DANE (2017). Microestablecimientos – Micro. Bogotá D.C.: Boletín técnico.

Druker, P. F. (2002). La gerencia en la sociedad futura. Norma: Bogotá.

Gaitán, D. (2010). Caracterización de las tiendas de barrio de Cartagena. Revista académica de Educación, 4 (8), 59‐ 71. https://journal.poligran.edu.co/index.php/ panorama/article/view/52/44

Guarín, A. (2010). Análisis socioeconómico de tiendas de alimentos en áreas urbanas de bajos recursos en Latinoamérica: Informe del caso de estudio Bogotá, FAO. http://www.fao.org/3/a‐as334s.pdf

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. del P. (2010). Metodología de la Investigación. México: McGraw‐Hill.

Hurtado, I, y Toro, J. (2007). Paradigmas y métodos de investigación en tiempos de cambio: Modelos de conocimiento que rigen los procesos de investigación y los métodos científicos expuestos desde la perspectiva de las Ciencias Sociales. Venezuela: El nacional. https://books.google.com.co/books?id=pT HLXXMa90sC&pg=PA103&dq=dise%C3%B1 o+no+experimental&hl=es&sa=X&ved=2ah UKEwiVm ay8_qAhVwh‐ AKHZUVDcIQ6AEwAHoECAMQAg#v=onepa ge&q=dise%C3%B1o%20no%20experiment al&f=false

Koontz, H., y Weihrich, H. (2004). Administración: Una perspectiva global. México: McGraw‐Hill.

Londoño, C. M. (2018). Caracterización de los negocios barriales del borde oriental de la comuna 10 de Medellín. Revista CIFE: Lecturas de Economía Social, 20 (33), 95‐ 116. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo? codigo=6920526

Lüders, R y Rosende, F. (2014). Milton Friedman: La vigencia y sus contribuciones. Ediciones UC: Santiago de Chile.

https://books.google.com.co/books?id=g537CAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=escuela+de+chicago+economia&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwjT5vXuseTqAhUKd98KHXR aCrcQ6AEwBXoECAYQAg#v=onepage&q&f=false

Paramo, D., García, O. L. y Arias, M. O. (2011). Hacia una tipología de tenderos de Manizales. Pensamiento y Gestión, (30), 93‐122.
https://www.redalyc.org/pdf/646/646207 56006.pdf

Paramo, D. y Ramírez, E. (2013). Incidencia de la cultura sobre el marketing relacional practicado entre consumidores y tenderos en la tienda tradicional. https://books.google.com.co/books?id=2N q3BQAAQBAJ&pg=PA150&dq=tipologia+del+tendero+de+barrio+colombia&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwiTmLK4tqAhXJnOAKHcAvBMgQ6AEwBXoECAUQAg#v=onepage&q=t ipologia%20del%20tendero%20de%20barri o%20colombia&f=false

Porter, M. (2015). Estrategia competitiva: Técnicas para el análisis de los sectores industriales y de la competencia. Patria: México.

Robinson, W. I. (2013). Una teoría sobre el capitalismo global: Producción, Clase y Estado en un mundo transnacional. México: El siglo XXI editores. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=LPOkDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=teorias+del+libre+mercado&ots=1DBLF1tApe&sig=WgMOJQztlUsL6dOEAsv26LP2o4c#v=onepage&q=teorias%20del%20libre%20m ercado&f=false

Ricardo, D., y Smith, A. (2009). Principios de economía política y de investigación. Madrid: Aguilar.

Rivera, S. (2018). Afectación de la competitividad de las tiendas de barrio en Usaquén debido a los formatos hard discount. Bogotá:CESA https://repository.cesa.edu.co/bitstream/ handle/10726/2068/TG00860.pdf?sequenc e=2&isAllowed=y

Silva, H. (2011). Comportamiento de las superficies de Retail en Colombia. Pensamiento y Gestión, (30), 3‐20. Barranquilla: Universidad del Norte.

Toro, I. D. y Parra, R. D. (2006). Método y conocimiento: Metodología de la Investigación. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT.
https://books.google.com.co/books?id=4Y‐kHGjEjy0C&pg=PA29&dq=m%C3%A9todo+cuantitativos+en+ciencias+sociales&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwj_pJat0c_qAhWCT98 KHYgkCRcQ6AEwBnoECAUQAg#v=onepage &q=m%C3%A9todo%20cuantitativos%20e n%20ciencias%20sociales&f=false

Valbuena, S., y Rojas, R. (2010). Caracterización de los propietarios de micro establecimientos de comercio abierto en la ciudad de Bogotá. Dialéctica revista e investigación, (26), 9‐19 Bogotá. https://dialnet.unirioja.es/descarga/art iculo/3340024.pdf