Cumprimento do investimento no setor agrícola em relaçaoao sistema geral de participaçao-SGP-: caso municipio de Fusagasugá-Cundinamarca-Colómbia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniela Ortiz Rincón
Olga Liliana Gutiérrez Castaño
Milton Fredy Garzón Herrera

Resumo

A gestâo dos recursos públicos exige o com­prometimento no estabelecimento de con­troles, possibilitando a otimizac;ao no des­tino que os gastos e o investimento social nos municípios devem ter. Nesse sentido e levando em canta a corresponsabilidade que auxilia as entidades territoriais, em relaçâo às transferêencias para seu destino específi­co e finalidade geral, pontualmente com o Sistema Geral de Participaös, é necessário identificar qual tem sido o comportamento na execuçâo orçamental territorial no sector agrícola; levando em canta algumas das variáveis que tem impacto direto sobre o investimento rural. A este respeito, é claro que nos últimos 10 anos o SGP para o campo têm sido escasso e isso pode ser suporta­do pelo baixo crescimento que teve, sem exceder 0,5%, com urna baixa participac;ao no PIB, aspectos que eles a distanciam de ser considerada urna locomotiva de desen­volvimento. O referencial teórico aborda a autonomía orçamentária e a descentralizaçâo fiscal com base nos postulados de Bonet, Pérez e Ayala (2014); Maldonado (2011); Filhas e Harper (2006), CE PAL, 2009, Cárdenas Sali­nas, J e Monroy Olmos, H. (2016) entre ou­tros. Aplica-se a urna metodología de corte exploratório baseada no contraste docu­mental suportado em fontes institucionais do Estado e acadêmicas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ortiz Rincón, D., Gutiérrez Castaño, O. L., & Garzón Herrera, M. F. (2019). Cumprimento do investimento no setor agrícola em relaçaoao sistema geral de participaçao-SGP-: caso municipio de Fusagasugá-Cundinamarca-Colómbia. In Vestigium Ire, 12(2), 123-142. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/1724
Seção
Artículos Núm. 12-2
Biografia do Autor

Daniela Ortiz Rincón

Contadora Pública, Universitaria de Cundinamarca. Fusagasugá, Cundinamarca - Colombia.  

Olga Liliana Gutiérrez Castaño

Magíster en Administración de Organizaciones. Directora grupo TEMCON, Investigadora proyecto principal Inteligencia competitiva y vigilancia tecnológica a partir de la ventaja comparativa de las mipymes sector agrícola región Sumapaz. Universidad de Cundinamarca. Fusagasugá, Cundinamarca - Colombia. 

Milton Fredy Garzón Herrera

Contador Público. Magíster en Dirección económica y financiera. Docente Universidad de Cundinamarca. Fusagasuga, Cundinamarca - Colombia

Referências

Aldana, M.C., & Restrepo Martínez,A. M. (20 de Abril de 2015). Universidad Santo Tomás. Obtenido de Estudio comparativo de los procesos de planeación en los municipios de tercera a sexta categoría en Cundinamarca.

Angulo, R., Díaz, Y., & Pardo, R. (2011). Índice de Pobreza Multidimensional para Colom­bia (1 PMColombia) 1997-2010. Archivos de economía, Documento 382.

Banco Mundial, 2017. Informe anual 2017. BIRF AIF. Grupo Banco Mundial.

Bonet, Pérez y Aya la; 2014. Documentos de trabajo sobre Economía regional. Banco de la República. Centro de Estudios Económico­Regionales CEER. ISSN 1692-3715.

Campbell, Tim. 1996. "Banking on Decen­tralization in a Continent of Cities". Dis­semination Note. The World Bank, LACTD. Washington, D.C.

Cárdenas Salinas,J. Monroy Olmos, H. (2016). "Planteamientos sobre la ley 819 de 2003 responsabilidad y transparencia fiscal: una aproximación conceptual en Boyacá". In Ves­tigium lre. Vol.10, pp.139-156.

CEPAl, 2009. La Descentralización en Amé­rica Latina: un análisis comparado de los casos de Colombia, Bolivia, Perú, Brasil y Argentina. 76p. División de Políticas y Estu­dios Subsecretaría de Desarrollo Regional y Administrativo.

Comparative Study. Baltimore and London: Johns Hopkins University Press for the World Bank.
Contraloría de Cundinamarca. 2016. Informe de Auditoría periodo 2014-2015, p. 14

Corte Constitucional de Colombia. Sentencia C-346 de 1997. C- 579 de 2001.

DANE, 2017. Pobreza monetaria y multidi­mensional en Colombia, 2016.

Daughters, Robert and Hamper, Leslie (2006). "Fiscal and Political Decentralization Reforms", en Eduardo Lora (ed.), The State Reform in Latin America (IDB, Washington, D.C), pp. 213-261

Fedesarrollo, 2014.Junguito Roberto; Perfe­tti,Juan José; Becerra,Alejandro. Desarrollo de la agricultura colombiana. ISBN 978-958-57963-9-3. Edición, armada electróni­ca: Consuelo Lozano I Formas Finales Ltda. Impresión y encuadernación: La Imprenta Editores S.A.

Falleti, Tulia. (2010). Decentralization and Subnational Politics in Latin America. Cam­bridge. Cambridge University Press.

Galvis Luis Armando. Eficiencia en el uso de los recursos del SGP: Los casos de la salud y la educación. Banco de la República. NO. 207. Documentos de trabajo sobre Economía regional. Banco de la República. Centro de Estudios Económico Regionales CEER. ISSN 1692-3715

Gómez Herrera, D.J., & Marrugo Vitola, K. M. (2014). Universidad de Cartagena de Indias. Recuperado el 15 de FEBRERO de 2017, de incidencia de las transferencias por recur­sos de regalías sobre la inversión pública social en el distrito de Cartagena de Indias (2006-2012).

González lgua, L.J. (2015). Universidad Militar Nueva Granada. Obtenido de Son necesarios los recursos que destina la nación para el cumplimiento del sistema general de parti­cipaciones para agua potable y saneamineto básico.

Maldonado,A. 2011. Descentralización terri­torial en Colombia: situación y perspectivas de política Friedrich Ebert Stiftung (En Co­lombia FESCOL). 24 p.

PIADAL, (2013).Agricultura para el Desarro­llo de América Latina. Buenos Aires.

Rodríguez,J. 2014. El principio de la Autono­mía territorial de los municipios y departa­mentos en Colombia.Análisis y perspectivas desde la jurisprudencia de la Corte Consti­tucional 1992-2012, 28 p.

Riascos, L. H. (2011). Balance preliminar de la aplicación de la ley 1176 de 2007. Ten­dencias, 7-43.

Rodríguez, P. (2008). Presupuesto público. Programa de Administración pública terri­torial, 119 p.

Romero, E. R. (2011). Presupuesto público y contabilidad gubernamental. Bogota, D.C.: ECOE EDICIONES.

Ruge les, A. L., Arzuza, M., Jaimes Bonilla, R. V., & Mendoza Cardenas, J. M. (OCTUBRE de 2013). Ministerio de hacienda y crédito público. Recuperado el 05 de marzo de 2017, de Dirección general de Apoyo fiscal: www.minhacienda.gov.co

Santamaría, Mauricio, Patricia (arnacho y José Arias. (2001). "Exposición de motivos de la reforma a la Ley 60 de 1993. Sector educación y sector salud". Archivos de Eco­nomía No.173, Departamento Nacional de Planeación - DNP.

Schiff, M. y Valdés A. (1992). The Political Economy of Agricultural Pricing PolicyVol­ume 4.A Synthesis of the Economics in De­veloping Countries. A World Bank

Wilches, L. A. (2015). Instituto Colombiano de Desarrollo Rural. Obtenido de Estrategia de desarrollo rural con enfoque territorial. Alcances y limitaciones del Control Fiscal Ambiental frente a la Explotación Comercial Sustentable de la Biodiversidad en Colombia.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##