Modelo de gestao da lnformaçao e conhecimento para a análise da cadeia produtiva do café no elo de comercializaçao para o Município de Moniquirá-Boyacá-Colombia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No Departamento de Boyacá, na província de Ricaurte, o cultivo de café é um dos produtos que tem tido grande impacto nos últimos tempos, dada a qualidade do grao que é produzido, isto devido ao clima, terras e condic;oes geográficas da regiao que o favorece.Durante o ano de 2017, no departamento de Boyacá, foram colhidos 8.065.974 quilos de café, perta de 37 municípios, senda Moniquirá a capital da província de Ricaurte, o maior produtor com 1.091.973 quilos (Carolina Leal Acosta, 2018). Dada a alta produc;ao de café que o município representa para o departamento, há evidencias da necessidade de garantir a venda efetiva e ágil do produto nos níveis regional, nacional e internacional. No entanto, falta-lhe um sistema de informac;ao e conhecimento que facilite os processos de comercializac;ao para atacar as lacunas de vendas existentes do produtor para o consumidor final. Portanto, este artigo busca urna alternativa de soluc;ao para a análise da cadeia produtiva do café a partir do elo de comercializac;ao, urna vez que a cadeia produtiva do café exposta pelo Departamento Nacional de Planejamento (DNP) nao contempla o elo de comercializac;ao, senda lsso é necessário para concluir o processo de produc;ao.É por isso que o objetivo é caracterizar e analisar a cadeia produtiva, a fim de propor um modelo de gestao da informac;ao e também um plano estratégico tecnológico, que conjuntamente permita gerar maior competitividade e valor agregado ao elo de marketing do café na regiao do município de Moniquirá.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Cárdenas Arias, D. Y., Caro Gutiérrez, L. M., & Caro Pedreros, J. Y. (2019). Modelo de gestao da lnformaçao e conhecimento para a análise da cadeia produtiva do café no elo de comercializaçao para o Município de Moniquirá-Boyacá-Colombia. In Vestigium Ire, 12(2), 84-103. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/1722
Edição
Seção
Artículos Núm. 12-2
O Investigium Ire de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium está licenciado son uma licenca Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
Referências
Alfonso, M., & Castrillón, G. (2006). La gestión del conocimiento, (29).
Alonso Arévalo,J. (2013). Gestión de la Información, gestión de contenidos y conocimiento. El Profesional de la Información, 9(1), 15. https://doi.org/10.1076/epri.10.10.36.6816.
Espinal, C. (2005). La cadena del café en Colombia: una mirada global de su estructura y dinámica 1991-2005.
Espinal G, C. F., Martínez C, H. J., & Peña M., Y. (2005). Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural, Observatorio Agrocadenas Colombia, Documento de Trabajo No. 61. Min. Agricultura y Desarrollo Rural, Obs. Agrocadenas Colombia, (58), 40. http://bibliotecadigital.agronet.gov.co/bitstream/11348/6111/1/200511215113 _caracterizacion_cafe.pdf.
Fernando, O., & Domínguez, C. (2008). Retos y Nuevos Enfoques en la Gestión de la Tecnología y del Conocimiento.
Lapuente,J. C. (2011). Planificación y Control de Gestión. Los Sistemas de Información Enfocados a la Gestión.
Leal Acosta,A. Carolina. (2018, 19 junio). Boyacá ya exporta su café a mercados de Asia y el Caribe. Recuperado 15 febrero, 2019, de: https://www.portafolio.co/negocios/boyacaya-exporta-su-cafe-a-mercados-de-asia-yel-caribe-518257.
Patiño, S. G., Mejía, M.S., & Villarreal, M. (2008). Modelo de gestión del conocimiento apoyado en la vigilancia tecnológica y la inteligencia competitiva para la cadena prouctiva de la uva isa bella en la bioregión del Valle del Cauca. Retrieved from http://www.redalyc.org/pdf/2250/225014905007.pdf.
Ponjuán Dante, G. (2011). La gestión de información y sus modelos representativos. Valoraciones. Ciencias de la Información, 42(2), 11-17. Retrieved from http://ezproxy. eafit.edu.co/log in ?url =http://sea rch.ebscohost.com/log i n.aspx?d i rect=true &db=fua&AN=100700871&lang=es&site=eds-live.
Power Data. (2014, 24 octubre). Gestión de datos e información como ventaja competitiva. Recuperado 13 febrero, 2019, de: https:// blog.powerdata.es/el-valor-de-la-gestionde-datos/bid/396927 /gesti-n-de-datos-e-informaci-n-como-ventaja-competitiva.
Alonso Arévalo,J. (2013). Gestión de la Información, gestión de contenidos y conocimiento. El Profesional de la Información, 9(1), 15. https://doi.org/10.1076/epri.10.10.36.6816.
Espinal, C. (2005). La cadena del café en Colombia: una mirada global de su estructura y dinámica 1991-2005.
Espinal G, C. F., Martínez C, H. J., & Peña M., Y. (2005). Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural, Observatorio Agrocadenas Colombia, Documento de Trabajo No. 61. Min. Agricultura y Desarrollo Rural, Obs. Agrocadenas Colombia, (58), 40. http://bibliotecadigital.agronet.gov.co/bitstream/11348/6111/1/200511215113 _caracterizacion_cafe.pdf.
Fernando, O., & Domínguez, C. (2008). Retos y Nuevos Enfoques en la Gestión de la Tecnología y del Conocimiento.
Lapuente,J. C. (2011). Planificación y Control de Gestión. Los Sistemas de Información Enfocados a la Gestión.
Leal Acosta,A. Carolina. (2018, 19 junio). Boyacá ya exporta su café a mercados de Asia y el Caribe. Recuperado 15 febrero, 2019, de: https://www.portafolio.co/negocios/boyacaya-exporta-su-cafe-a-mercados-de-asia-yel-caribe-518257.
Patiño, S. G., Mejía, M.S., & Villarreal, M. (2008). Modelo de gestión del conocimiento apoyado en la vigilancia tecnológica y la inteligencia competitiva para la cadena prouctiva de la uva isa bella en la bioregión del Valle del Cauca. Retrieved from http://www.redalyc.org/pdf/2250/225014905007.pdf.
Ponjuán Dante, G. (2011). La gestión de información y sus modelos representativos. Valoraciones. Ciencias de la Información, 42(2), 11-17. Retrieved from http://ezproxy. eafit.edu.co/log in ?url =http://sea rch.ebscohost.com/log i n.aspx?d i rect=true &db=fua&AN=100700871&lang=es&site=eds-live.
Power Data. (2014, 24 octubre). Gestión de datos e información como ventaja competitiva. Recuperado 13 febrero, 2019, de: https:// blog.powerdata.es/el-valor-de-la-gestionde-datos/bid/396927 /gesti-n-de-datos-e-informaci-n-como-ventaja-competitiva.