Factores de sucesso nas unidades de negócios de caña flecha no município de Sampués, Sucre, Colômbia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Erika Patricia Ruiz Carta
Andrés José Vergara Narváez
v Meza Herazo

Resumo

O objectivo deste artigo era determinar os factores que influenciam o sucesso das unidades de negócio de artesanato de cana de flecha no município de Sampués-Sucre, Colômbia, de acordo com a Teoria dosRecursos e Capacidades (TRC). A investigação foi realizada sob uma abordagem quantitativa descritiva, a amostra consistiu em 320 oficinas de artesanato informais e formais envolvidas neste artesanato.Durante o processo de investigação, foram efectuadas análises de correlação bivariada e regressão linear múltipla de Pearson para identificar os factores que influenciam o sucesso destes negócios. Entre os resultados, tecnologias de produção, escolaridade, controlo financeiro, inovação organizacional,tecnologias de informação, melhorias de qualidade, competências de gestão empresarial, competências de gestão de processos e a capacidade de diferenciar o produto são os factores associados ao sucesso destasoficinas de artesanato.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ruiz Carta, E. P., Vergara Narváez, A. J., & Meza Herazo, v. (2021). Factores de sucesso nas unidades de negócios de caña flecha no município de Sampués, Sucre, Colômbia. In Vestigium Ire, 15(1), 67-82. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/2373
Seção
Artículos
Biografia do Autor

Erika Patricia Ruiz Carta

Magister en Administración Corporación Universitaria del Caribe. Sucre, Sincelejo – Colombia.

Andrés José Vergara Narváez

Magister en Administración. Corporación Universitaria del Caribe. Sucre, Sincelejo – Colombia.

v Meza Herazo

Magister en Administración. Corporación Universitaria del Caribe. Sucre, Sincelejo - Colombia.

Referências

Acevedo Chedid, J. y Gazabon Arrieta, F. A. (2009, junio 2-5). Modelo de intervención para el mejoramiento de procesos artesanales, mediante la integración: Estado - universidad - empresa - sociedad. Seventh LACCEI Latin

American and Caribbean Conference for Engineering and Technology (LACCEI’2009) “Energy and Technology for the Americas: Education, Innovation, Technology and Practice” (pp. 1-7). San Cristóbal, Venezuela. http://laccei.org/LACCEI2009-Venezuela/Papers/p221.pdf

Alcaldía Municipal de Sampués. (2016). Plan de desarrollo municipal 2016-2019. https://sampuessucre.micolombiadigital.gov.co/planes/plan-de-desarrollo-municipal-20162019

Aragón Sánchez, A. y Rubio Bañón, A. (2005). Factores explicativos del éxito competitivo: el caso de las PyMES del estado de Veracruz. Contaduría y Administración, (216), 35-69. http://dx.doi.org/10.22201/fca.24488410e.2005.568

Artesanías de Colombia. (2000). Habilitación, uso y manejo sostenible de materias primas vegetales y de ecosistemas relacionados con la producción artesanal en Colombia. https://repositorio.artesaniasdecolombia.
com.co/bitstream/001/400/8/INST-D%20 2000.%2065.pdf

Baquero Tobías, A. P. y Gonzalez Vergara, M. E. (2017). Diseño de ruta turística artesanal, desde las asociaciones en los municipios de Sincelejo, Morroa, Sampués y Coveñas (Tesis de Maestría). Universidad Tecnológica de
Bolívar. Cartagena.

Bouchart, D. (2004). Índice UNESCO: artesanía - turismo. París: UNESCO. Correa Miranda, O., Correa Pérez, G., y Carmona Mares, R. (2006). Los tipos de espacios de la economía artesanal-turística en México. México. Observatorio Geográfico de América Latina. http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Geografiasocioeconomica/Geografiaturistica/10.pdf

Daily, C. M. & Dalton, D. (1992, April). Financial performance of founder-managed versus professionally managed small corporations. Journal of Small Business Management, 30(2), 25-34.

Domínguez Hernández, M. L., Hernández Girón, J. de la P., y Toledo López, A. (2004, enero-junio). Competitividad y ambiente en sectores fragmentados: el caso de la artesanía en México. Cuadernos de Administración,
17(27), 127-158.

Gadenne, D. (1998). Critical success factors for small business: an inter-industry comparison. International Small Business Journal, 17(1), 36-56. doi.org/10.1177/0266242698171002

Hernández Girón, J. de la P., Domínguez Hernández, M. L., y Caballero Caballero, M. (2007a). Factores de innovación en negocios de artesanía de México. Gestión y Política Pública, 16(2), 353-379.

Hernández Girón, J. de la P., Yescas León, M., y Domínguez Hernández, M. L. (2007b). Factores de éxito en los negocios de artesanía en México. Estudios Gerenciales, 23(104), 77-99.10.1016/s0123-5923(07)70018-9

Hernández Ramirez, V., Pineda Domínguez, D., y Andrade Vallejo, M. A. (2011, julio-diciembre). Las mipymes artesanales como un medio de desarrollo para los grupos rurales en México. Universidad & Empresa,13(21), 65-92.

Hernández, Sampieri, R., Fernández, Collado, C., & Baptista, Lucio, M. (2014). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill / Interamericana.

Huerta Riveros, P., Almodóvar Martínez, P., y Navas López, J. E. (2004). La diversificación desde la teoría de Recursos y Capacidades. Cuadernos de Estudios Empresariales, (14), 87-104. Kim, K. S., Knotts, T. L. & Jones, S. C. (2008, January). Characterizing viability of small manufacturing enterprises (SME) in the market. Expert Systems with Applications, 34(1), 128-134. doi:10.1016/j.eswa.2006.08.009

Loor Garzón, M. A. y Vaca Tulcán, V. A. (2018). Los factores de éxito en los negocios de artesanía en San Antonio de Ibarra (Trabajo de Grado). Universidad de las Fuerzas Armadas.

Sangolqui, Ecuador. Márquez Ramírez, L. X. y Serrano Rodríguez, D. (2017). Diagnóstico del sector artesanal
en Colombia: Resultados del levantamiento de información realizado por Artesanías de Colombia entre 2014-2016. Artesanías de Colombia. repositorio.artesaniasdecolombia.com.co: https://repositorio.artesaniasdecolombia.com.co/bitstream/001/4102/1/INST-D%202017.%2041.pdf

Meléndez, E. (22 de abril de 2019). Sector artesanal en Sampués (E. Ruiz, Entrevistador). Procolombia. (2016). Fortalecimiento del sector artesanal colombiano. https://compradores. procolombia.co/es/explore-oportunidades/ sector-artesanal

Serrano Amado, A. M., Castro Rodríguez, C., y Amado Cely, N. P. (2019). Diagnóstico estratégico de las MiPyMEs artesanales en Colombia. Espacios, 40(11), 8-19.

Vásquez Castro, O. (2002, octubre-diciembre). La idónea implementación estratégica es condición necesaria para aspirar al éxito de la empresa. Estudios Gerenciales, (85), 41-66.

Evaluación de la Rentabilidad del Cultivo de Cacao (Theobroma cacao L.) en el Departamentode Santander (Colombia)