Avaliação do centro de marketing agrícola: serviço nacional de aprendizagem centro de biotecnologia agrícola de Mosquera

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabio Orlando Cruz Páez
Jorge Isaac Lechuga Cardozo

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar evidências do projeto do centro de marketing agrícola do Centro de Biotecnologia Agrícola - C.B.A. do Serviço Nacional de Aprendizagem - SENA em Mosquera, através da análise da aplicação de uma pesquisa especializada. Foi definido um estudo quantitativo de tipo analítico, descritivo, não-experimental, transacional e de campo. Um questionário do tipo Delphi- foi elaborado e aplicado a uma amostra de 22 especialistas em agronegócios que foram escolhidos entre técnicos e profissionais, instrutores do SENA e pequenos e médios empresários do município de Mosquera. O questionário continha 6 itens, sendo 2 para a variável marketing e 4 para a variável avaliação do projeto. Assim, ficou evidente que o desenvolvimento de uma produção acentuada em inovação e desenvolvimento de forma colaborativa com as comunidades agrícolas, pode potencializar cadeias interinstitucionais para a comercialização de produtos agrícolas do SENA.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cruz Páez, F. O., & Lechuga Cardozo, J. I. (2019). Avaliação do centro de marketing agrícola: serviço nacional de aprendizagem centro de biotecnologia agrícola de Mosquera. In Vestigium Ire, 13(2), 28-41. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/1968
Seção
Artículos Núm. 13-2
Biografia do Autor

Fabio Orlando Cruz Páez

Magíster en Administración de Organizaciones. Instructor SENA, Docente Universidad Nacional Abierta y a Distancia. Mosquera, Cundinamarca- Colombia

Jorge Isaac Lechuga Cardozo

Doctorando en Relaciones Internacionales, Negocios y Diplomacia, Magíster en Administración de Organizaciones. Universidad Autónoma de Nuevo León.  Nuevo León- México.

Referências

Barcelona, A. y Godet, M. (1996). Manuel de Prospective Strategique. Recuperado de http://www.prospectiva.eu/zaharra/Metodo_delphi.pdf

Comisión Económica para América Latina y el Caribe – CEPAL (2016). Planificación y prospectiva para la construcción de futuro en América Latina y el Caribe. Recuperado de https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40623/4/S1600345_es.pdf

Calle Fernández, A. M. y Tamayo Bustamante, V. M. (2009). Decisiones de inversión a través de opciones reales. Revista Estudios Gerenciales, 25 (3), 107-126. Recuperado de http://www.elsevier.es/es-revista-estudios-gerenciales-354-pdf-S0123592309700737

Cruz Páez. O. y Bejarano Rodríguez, D. S. (2018). Estrategias de mercadeo implementadas para la competitividad empresarial de unidades productivas agropecuarias del SENA Soacha". Revista SIEMBRA CBA, 1(2018), 39-47. Recuperado de http://revistas.sena.edu.co/index.php/Revsiembracba/article/view/1879/1986

González Gaviria, C. I. y Sánchez J. E. (2017). Estudio prospectivo estratégico para la empresa Arca Distribuciones S.A.S al año 2032 (Tesis de Maestría), Universidad Externado de Colombia, Bogotá. Recuperado de https://bdigital.uexternado.edu.co/bitstream/001/671/1/ASA-Spa-2018_Estudio_%20prospectivo_estrategico_para_la_empresa_Arca_Distribuciones_Trabajo.pdf

Hernández, F. Fernández, M.; Peña, I. y Hernández, F. (2008). Factores determinantes del éxito exportador. El papel de la estrategia exportadora en las cooperativas agrarias. Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, 63, 39-64.

Lechuga, J.; Cazallo, A., Meñaca, I.; Martínez, H.; García, J. Olivero, E. y García, J. (2018). Análisis del comportamiento de las exportaciones del Departamento del Atlántico (Colombia) entre 2012 – 2016. Revista Espacios, 39 (22), 22 – 41.

Mariño Corredor, P. F. (2016). Prospectiva Aplicada al Desarrollo e Implementación de Estrategias de Marketing para la Comercializadora de Envases Plásticos Duque Saldarriaga y Cía. S en C. (Tesis de Maestría en Dirección de Marketing), Colegio de Estudios Superiores de Administración –CESA-, Bogotá. Recuperado de https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:juySkyuYcagJ:https://repository.cesa.edu.co/bitstream/handle/10726/1063/TMM00064.pdf%3Fsequence%3D2%26isAllowed%3Dy+&cd=8&hl=es&ct=clnk&gl=co

Mera Rodríguez, C.W., Avendaño Avendaño, M. y Cruz Páez, F. O. (2015), Centro Nacional de Innovación y Gestión del Conocimiento Prospectivo y Estratégico “CENIT”. Uni-pluri/versidad, 15 (2), 74 -84. Recuperado de https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/viewFile/26824/20780195
Norton, R. (2004). Agricultural Development Policy. New York: John Wiley & Sons.

Núñez, N., Sánchez, L., Sotelo, V., Miranda-Medina, C., & Osorio, C. (2017). Emprender después de una discapacidad. En Olivero, Barrios, & Acosta-Prado, Perspectivas Empresariales e Inclusivas del emprendimiento (págs. 117-144). Barranquilla: Ediciones Universidad Simón Bolívar.


Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura - FAO (2014). Análisis social para proyectos de inversión agrícola y rural, guía del administrador. Recuperado de http://www.fao.org/3/a-bl181s.pdf

Pérez Rodríguez, R. (2017). Modelo estratégico prospectivo para el proceso de construcción de marca “Branding” (Tesis de Maestría). Universidad Nacional Sede Medellín, Medellín. Recuperado de http://bdigital.unal.edu.co/63788/1/1017216465.2018.pdf

Puentes Montañez, G. A. (2011). Formulación y evaluación de proyectos agropecuarios (1a. Ed). Bogotá: Ecoe Ediciones.

Recalde Rincones, V. H. (2014). Agenda prospectiva de investigación y formación de la cadena hortofrutícola vallecaucana, en el horizonte del 2032, desde el SENA Regional Valle del Cauca (Tesis de Maestría). Universidad del Valle, Santiago de Cali. Recuperado de http://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/10893/10008/1/CB-0520905.pdf

Sánchez Castañeda, J. (2017). Mercado de productos agrícolas ecológicos en Colombia. Suma de Negocios, 8 (2017), 156-163. Recuperado de https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S2215910X1730023X?token=226327391EE20E1C3009AF37A367EC76EFB6947F355F39BD5994CB1CAC9944918D032624EBA662EEDDE6083E5C35414B

Servicio Nacional de Aprendizaje SENA – Dirección General (2013). Metodología de Perfil de Proyecto de Inversión del SENA. Recuperado de https://repositorio.sena.edu.co/bitstream/11404/2173/1/METODOLOGIA_PPI_SENA_V3.pdf

Syed, S. y Miyazako, M. (2013). Promover la inversión en agricultura a fin de aumentar la producción y la productividad. Recuperado de http://www.fao.org/fileadmin/templates/tci/pdf/PromotingInvestmentMainDocument/Promoting_investmentSPA.pdf.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##