Efeitos do começo da Empresa Mieles S.A.S

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Edith Yolanda Acevedo Pedroza

Resumo

Este é um artigo desenhado para analisar os resultados da pesquisa Análises dos Efectos Derivados do começo da Empresa Mieles SAS, que pretendeu conhecer os aspectos técnicos, econômicos, administrativos e socioculturais, resultado do começo da empresa Mieles SAS, nos grupos de interês analisados.O objetivo comercial da empresa é oferecer o serviço de preparado da rapadura na Hoya del Río Suárez, tendo como ferramentas as máquinas e equipamentos adequados e atualizados para fazê-lo em grande escala, com níveis mais elevados de eficiência e eficiência do que os de uma usina de artesanato, oferecendo preçosestáveis aos cañicultores e ampliando as possibilidades de comercialização, estabelecendo condições formais para os trabalhadores e propiciando espaços de capacitação aos beneficiários dos produtores da cana.A pesquisa básica que originou este artigo foi baseada em um estudo descritivo transversal, onde os instrumentos utilizados foram a entrevista dirigida ao gerente geral e aos grupos de interesse estudados.Com os resultados obtidos na investigação constatou-se que o começo da Mieles S.A.S., estimulou o trabalho feminino, a chegada de pessoal qualificado e a formalização do emprego na região. Da mesma forma, a empresa conseguiu establecer estratégias que alavancam os grupos de interesse estudados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Acevedo Pedroza, E. Y., Quintero Navarro, G., & Sánchez Rueda, N. (2018). Efeitos do começo da Empresa Mieles S.A.S. In Vestigium Ire, 12(1), 79-95. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/1692
Seção
Artículos Núm. 12-1
Biografia do Autor

Edith Yolanda Acevedo Pedroza, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Magister en Administración de Organizaciones de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Especialista en Gerencia de Empresas de Telecomunicaciones. Tunja, Boyacá-Colombia.

Geider Quintero Navarro

Magister en Administración de Organizaciones de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Especialista en Ingeniería de Producción y Operaciones. Tunja, Boyacá-Colombia.

Norlando Sánchez Rueda

Docente Investigador de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Magister en Ingeniería Industrial. Tunja, Boyacá- Colombia.

Referências

Amponsen, H. (1991). Organizacional Learning through Internal Systems, Strate-ic Alliances and Networks. Doctoral Tesis. Queen´s University at Kingston, Canada.

Castañeda, D., (2015). Estado del arte en aprendizaje organizacional, a partir de las investigaciones realizadas en facultades de psicología, ingeniería indus-trial y administración de empresas en Bogotá, entre los años 1992 y 2002. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portu-gal. pp. 23-32.

Chandler, A. (2003). Strategy and Structure. Chapters in the history of the Ameri-can Industrial Enterprise. New York: Bread Books.

Cohen, L. Manion, L. Y Morrison, K. (2007) Research methods in education. New York: Routledge, pp 205.

Contreras, O., Pedraza, A., y Martínez, M. (2017). La inversión de impacto como medio de impulso al desarrollo sostenible: una aproximación multicaso a nivel de empresa en Colombia. Estudios Gerenciales, 33.

DANE. (2017). Estimación y proyección de población nacional, departamental y municipal por sexo, grupos quinquenales de edad y edades simples de 0 a 26 años 1985-2020. Recuperado el 07 de junio de 2016. Disponible en: http://www.dane.gov.co/index.php/poblacion-y-demografia/proyeccionesde-poblacion.

Davenport, T., y Prusak, L. (2001). Conocimiento en Acción. Prentice Hall.

Díaz, J.(2014). Formalización Empresarial y Laboral. En R. Infante y J. Chacalta-na (Ed.), Hacia un Desarrollo Inclusivo el Caso del Perú (pp. 175-187). San-tiago de Chile, Chile: Cepal.

Dodgson, M. (1993). Organizational Learning. A Review of some Literatures. Or-ganization Studies, vol. 14, núm. 3, pp. 375-394.

Dyllick, T. y Hockerts, K. (2002). Beyond the business case for corporate sustaina-bi- lity. Business Strategy and the Environment, 11(2), 130–141.

Hockerts, K. (1999). The sustainability radar. Greener Management International, 25, 29.

Lozano, J. (2002). Empresa ciudadana un reto de innovación, Esade, Madrid.

MADR, Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural. (2017). Cadena Agroindus-trial de la panela: Indicadores e instruementos. Tomado de: https://www.minagricultura.gov.co/Paginas/default.aspx

Mintzberg, H. (1987). The strategy concept I: Five ps for strategy. California Mana-gement Review. Paramo, P. (Ed.). (2013). La investigación en ciencias sociales: Estratégias de in-vestigación. Bogotá, Colombia. Editorial Universidad Piloto de Colombia.

Porter, M. (1990). La Ventaja Competitiva de las Naciones. Barcelona, España: Plaza y Janes.

Rojas-Hernández, H. I.; Obando-Bastidas, J. A.; Montoya-Monsalve, J. N. (2016). “Las innovaciones técnicas y administrativas como dimensiones de la inno-vación organizacional.” In Vestigium Ire. Vol. 10-2, pp. 133 -146.

Vaca, R. M., Moreno M. J., Riquel. F. (2007). Análisis de la responsabilidad social corporativa desde tres enfoques: stakeholders, capital intelectual y teoría ins-titucional. Conocimiento, innovación y emprendedores: Camino al futuro, pp. 3130-3143.

Van Marrewijk, M. (2003). Concepts and definitions of CSR and corporate sustain ability: Between agency and communion. Journal of Business Ethics, 44(2-3), 95–105.