Pensamiento crítico y los objetivos de desarrollo sostenible: comunidades y ciudades sostenibles.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Editor Revista Ingenio magno
Laura Katherine González Díaz
Néstor Rafael Perico Granados
César Pérez Rodríguez
Juan Guillermo Hernández Romero

Resumo

sto faz parte de um macro-projecto em que foram realizados trabalhos comcinco professores e seis cursos, e nesta investigação foi realizado com um curso dirigidopor um professor na área de Metodologia para a investigação. Objectivo: o objectivo eraestabelecer o nível de construção de conhecimentos e competências sobre o pensamentocrítico e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável com os alunos deste curso, duranteum semestre. Foram feitas avaliações: uma no início do curso e outra no final do semestre.No período entre as avaliações, promoveu-se a imersão nos conceitos de alteraçõesclimáticas, aquecimento global e pensamento crítico, com base em artigos e outrasleituras. A partir da evidência, poderia observar-se que os estudantes, sem orientação nasala de aula, têm muito pouco interesse nestas questões, mas quando estão motivadosencontram compromissos interessantes, o que os justifica e é essencial implementá-los naacademia para desenvolver as mudanças que os processos sustentáveis necessitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ingenio magno, E. R., González Díaz, L. K., Perico Granados, N. R., Pérez Rodríguez, C., & Hernández Romero, J. G. (2022). Pensamiento crítico y los objetivos de desarrollo sostenible: comunidades y ciudades sostenibles. Ingenio Magno, 13(1), 59 - 79. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ingeniomagno/article/view/2574
Seção
Artículos Vol. 13-1

Referências

[1] Acosta-Castellanos, P., Caro- Camargo, C., Perico-Granados, N. (2015). Análisis de interferencia de parámetros físicos del agua, en desinfección por radiación UV, Revista de tecnología, V 14 N 2, 105-112, Universidad del Bosque, en: file:///C:/Users/usuario/ Downloads/1874-Texto%20del%20 art%C3%ADculo-3107-1-10-20161004. pdf.

[2] Araque-Niño, I., Britto-Aponte, M., Cuellar-Rodríguez, L., Perico- Granados, N. (2018). Fitorremediación en aguas residuales sin tratamiento previo. Caso: Tierra Negra, Boyacá, Revista de tecnología, V 17 N 1, 37-48, Universidad del Bosque, en: https:// revistas.unbosque.edu.co/index.php/ RevTec/article/view/2950

[3] Azcárate-Goded, P., González- Aragón, C., Guerrero-Bey, A., Cardeñoso Domingo, J. (2016). Análisis de la presencia de la sostenibilidad en los planes de estudios de los grados: Un instrumento para su análisis, Educar, vol. 52/2 263-284, https://doi. org/10.5565/rev/educar.745

[4] Azcárate, P (2020). Reseña de Alba-Fernández, N. y Porlán, R. (Coordinadores) (2020). Docentes universitarios. Una formación centrada en la práctica. Madrid: EDICIONES MORATA, S. L, 336 págs. ISBN: 9788471129789. ISBN ebook: 978-84- 7112-979-6. Revista de Educación Ambiental y Sostenibilidad 2(1), 1402. doi: 10.25267/Rev_educ_ambient_ sostenibilidad.2020.v2.i1.1402

[5] Bello Benavides, L. O., Cruz Sánchez, G. E., Meira Cartea, P. A. y González Gaudiano, E. J. (2021). El cambio climático en el bachillerato. Aportes pedagógicos para su abordaje. Enseñanza de las Ciencias, 39(1), 137-156. https://doi.org/10.5565/rev/ ensciencias.3030

[6] Bezanilla-Albisua, M., Poblete, M., Fernández, D., Arranz, S., y Campo, L. (2018). «El Pensamiento crítico desde la perspectiva de los docentes universitarios». Estudios pedagógicos (Valdivia) 44 (1): 89-113. en: https:// s c i e l o.conicyt.cl/pdf/estped/ v44n1/0718-0705-estped-44-01-00089. pdf

[7] Covey, S. (2012). La tercera alternativa, Barcelona, España: Editorial Paidos

[8] García-González, E., Jiménez-Fontana, R., Azcárate, P. (2017). ¿Forma parte la educación para la sostenibilidad de los diseños metodológicos de los profesores universitarios? En: Enseñanza de las ciencias, pp. 3257-3262. En: https://ddd.uab.cat/ record/183981

[9] García Puentes, C. D., Montaño Santana, J. F., & Pérez Rodríguez, C. A. (2019). Aprendizaje basado en proyectos para el desarrollo comunitario, una experiencia en la formación de Ingenieros Civiles. Revista Conrado, 15(68), 130-134. https://conrado.ucf.edu.cu/index. php/conrado/article/view/994

[10] Goncalves Rosa Pacheco, C. S. (2020). La investigación ambiental en el IF Sertão-PE y su contribución al desarrollo sostenible en los territorios semiáridos del Brasil. Revista Iberoamericana Ambiente & Sustentabilidad, 1(1), 36- 46. https://doi.org/10.46380/rias.v1i1.17

[11] González-Gaudiano, E., Meira-Cartea, P., Gutiérrez Pérez, J. (2020). ¿Cómo educar sobre la complejidad de la crisis climática? Hacia un currículum de emergencia, Revista mexicana de investigación educativa, V 25 (87), pp. 843-872,

[12] Kofoed, L.B. Hansen, S. y Kolmos, A. (2017). Enseñanza de competencias de proceso en un currículo con PBL. En Rodríguez-Mesa, F., Kolmos, A., & Guerra, A. (Eds.), Aprendizaje basado en problemas en ingeniería: Teoría y práctica (págs. 99-107). Aalborg: Aalborg University Press. ISBN: 978-87- 7112-647-1

[13] Kolmos, A., De Graaff, E., Du, X. (2017). Diversidad del PBL-Principios y modelos de aprendizaje, en Revista de Ingeniería, pp. 39-57, en: https:// core.ac.uk/download/pdf/94574551. pdf#page=50

[14] Kolmos, A. (2021). Engineering Education for the Future. In Engineering for Sustainable Development (pp. 121-128). En: https://vbn.aau.dk/ ws/files/406262071/Engineering_for_ Sustainable_Development.pdf

[15] López Aymes, G. (2012). Pensamiento crítico en el aula. Docencia e Investigación, Número 22, págs. 41-60. e-ISSN: 2340-2725.

[16] López Fernández, R., Nieto Almeida, L. E., Palmero Urquiza, D. E., y León González, J. L. (2021). Transformaciones al componente de la didáctica evaluación utilizando la investigación-acción participativa. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 170-175.

[17] Mackay Castro, R., Franco Cortazar, D. E., y Villacis Pérez, P. W. (2018). El pensamiento crítico aplicado a la investigación. Universidad y Sociedad, Vol.10 (Número 1), págs. 336-342. ISSN: 2218-3620. https://rus.ucf.edu.cu/ index.php/rus/article/view/803

[18] Mérida Donoso, J. (2021). Postulados éticos para una didáctica ecologista en el aula. Frente al escepticismo ecológico, responsabilidad educativa, responsabilidad política, REVISTA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL Y SOSTENIBILIDAD 3 (1), 1101, en: https:// revistas.uca.es/index.php/REAyS/ article/view/6565/7892

[19] Mora Penagos, W. (2015). «Desarrollo de capacidades y formación en competencias ambientales en el profesorado de ciencias.» Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología Tecné, Episteme y Didaxis: TED 1 (38): 185-203. https://doi. org/10.17227/01213814.38ted185.203

[20] Murga-Menoyo, M. A. (2015). Competencias para el desarrollo sostenible: las capacidades, actitudes y valores meta de la educación en el marco de la Agenda global post- 2015. Foro de Educación, 13(19), 55- 83. doi: http://dx.doi.org/10.14516/ fde.2015.013.019.004

[21] Murga-Menoyo, M. (2018). “La formación de la ciudadanía en el marco de la Agenda 2030 y la Justicia Ambiental”, Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, vol. 7, núm. 1, pp. 37-52.

[22] Naciones Unidas (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe (LC/ G.2681-P/Rev.3), Santiago. https:// repositorio.cepal.org/bitstream/ handle/11362/40155/24/S1801141_ es.pdf

[23] Núñez, I. (2019). «Educación para el Desarrollo Sostenible: hacia una visión sociopedagógica». Controversias y Concurrencias Latinoamericanas 19: 291-314. https://www.redalyc.org/ jatsRepo/5886/588661549016/588 661549016.pdf

[24] Pérez De Ontiveros Molina, A. (2021). La Escuela Bosque como modelo de escuela alternativa: antecedentes, características y repercusión. Revista de Educación ambiental y sostenibilidad, 3 (1),1303, en: https://revistas.uca.es/i ndex .php/REAyS/ a r t i c l e / v i ew /6994/8033.

[25] Perico-Granados, N., Ávila, E., Soto, A., Vargas, Y., Rodríguez, A., Mesa, L. (2012). Estudios preliminares de Ingeniería civil con responsabilidad ambiental, Tunja: Universidad Santo Tomás, en: https://www.ustatunja. edu.co/images/01-USTATunja/05- USTA-Tunja-ProgramasAcademicos/ Pregrado/IngenieriaCivil/2017/ Documentos/Estudios_Preliminares_ Com.pdf

[26] Perico-Granados, N., Caro-Camargo, C., Acosta-Castellanos, P., Bohórquez- Herrera, J. (2015). PÁRAMO DE SISCUNSÍ, EN LA CUENCA ALTA DE LA MARTINERA, Encuentro internacional de Educación en Ingeniería, en: https://acofipapers.org/index.php/ eiei/article/view/1164/1168

[27] Perico-Granados, N., Caro-Camargo, C., Acevedo-Agudelo, W., Sánchez, D., Dávila-Bonilla, M., Arévalo-Algarra, H. (2019). Zonas de inundación, Ríos Jordán y La Vega, Tunja, Ingenio Magno, V 10, n 1, pp. 10-22, en: file:///C:/Users/usuario/Downloads/ Dialnet-ZonasDeInundacionRiosJorda nYLaVegaTunja-7537075.pdf

[28] Perico-Granados, N., Montaña, A., Uricoechea, M., Vargas, M., Arévalo-Algarra, H. (2019). Propuesta alternativa de coagulantes naturales, L’esprit Ingénieux, 10 (1), 127-142, en: http://revistas.ustatunja.edu.co/index. php/lingenieux/article/view/2125

[29] Perico-Granados, N., Galarza, E., Díaz Ochoa, M., Arévalo-Algarra, H., Perico- Martínez, N. (2020). GUÍA PRÁCTICA DE INVESTIGACIÓN EN INGENIERÍA: Apoyo a la formación de docentes y estudiantes, Corporación Universitaria Minuto de Dios-UNIMINUTO. En: https://repository.uniminuto.edu/ bitstream/handle/10656/10822/ Libro_Gu%C3%ADa%20practica%20 d e % 2 0 i n v e s t i g a c i % C 3 % B 3 n % 2 0 e n % 2 0 i n g e n i e r % C 3 % A D a _ 2 0 2 0 . pdf?sequence=1&isAllowed=y

[30] Perico-Granados, N., Umba-Erazo, M., Tovar-Torres, C., Reyes- Rodríguez, C. (2020). Proyectos educativos para estudiantes de educación básica en Colombia: Estrategia de aprendizaje en matemáticas, Revista Venezolana de Gerencia, 25(92), 1741-1757. En: https://produccioncientificaluz.org/ index.php/rvg/article/view/34292 h t t p s : / / d o i . o r g / 1 0 . 3 7 9 6 0 / r v g . v25i92.34292

[31] Perico-Granados, N., Tovar-Torres, C., Reyes-Rodríguez, C., y Perico-Martínez, C. (2021). La Formación de docentes y transformaciones desde la ingeniería, Bogotá: Corporación universitaria Minuto de Dios-UNIMINUTO, en: https://repository.uniminuto.edu/ handle/10656/11822

[32] Perico-Granados., N.R. Arévalo- Algarra., H.M. Reyes-Rodríguez., C.A. Perico-Martínez., C.A. Claudia–Vera., M. y Monroy., J. (2021). Sitios de inundaciones causadas por los ríos La Vega y Jordán, Tunja (Boyacá). Tecnura, 25(67), 86-101. https://doi. org/10.14483/22487638.15248

[33] Robles Pihuave, C. (2019). La formación del pensamiento crítico: habilidades básicas, características y modelos de aplicación en contextos innovadores. Rehuso, Vol. 4(Número 2), págs. 13-24. ISSN: 2550-6587. https://dialnet.unirioja. es/servlet/articulo?codigo=7047154

[34] Rocha Gil, Z., Suárez Ramírez, E., & Cuellar Rodríguez, L. (2017). Influencia de la restauración ecológica sobre la calidad fisicoquímica y biológica del agua, caso quebrada La Colorada. Cuaderno Activa, 9(9), 77-91. Recuperado a partir de https://ojs.tdea.edu.co/index.php/ cuadernoactiva/article/view/422

[35] Rodrigo-Cano, D., Pico, M., y Dimuro, G. (2019). «Los Objetivos de Desarrollo Sostenible como marco para la acción y la intervención social y ambiental». Retos 9 (17): 25-36. https:// doi.org/10.17163/ret.n17.2019.02.

[36] Ruiz-Meza, J.-L., Castellanos-Adarme, M., Alzate-Ortiz, F., & Flórez-Gutiérrez, A. (2021). Aplicación del aprendizaje basado en problemas en el programa de Ingeniería Industrial: caso de estudio aplicado en el curso de Gestión de Cadenas de Suministro. Revista Científica, 41(2), 169–183. https://doi. org/10.14483/23448350.16248

[37] Saiz Sánchez, C. y Fernández Rivas, S. (2012). Pensamiento crítico y aprendizaje basado en problemas cotidianos. Revista de Docencia Universitaria, Vol.10 (3), págs. 325 - 346 ISSN:1887-4592. https://polipapers. upv.es/index.php/REDU/article/ view/6026/6091

[38] UNESCO (2021). Engineering for sustainable development: delivering on the Sustainable Development Goals. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization: International Center for Engineering Education (ICEE). ISBN: 978-92-3- 100437-7. Paris- Francia. https:// unesdoc.unesco.org/ark:/48223/ pf0000375644.locale=en