Impacto do uso do marketing digital via instagram para Tunja city Mipymes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laura Ximena Chipatecua Moreno
María Paula Velásquez Zarate

Resumo

Ao longo dos anos, o marketing digital tem aumentado sua participação dentro de pequenas e médias empresas na cidade de Tunja, em parte porque tem sido exigido pelo mesmo mercado que está sendo cada vez mais modernizado e fortalecido em termos de técnicas que permitem ter uma maior abordagem ao cliente e uma satisfação do mesmo muito mais cedo.
Os crescentes avanços tecnológicos levaram a grandes mudanças nos consumidores e empreendedores, incluindo a forma como as estratégias de marketing são executadas. Graças a isso vem o agora conhecido e-commerce e marketing digital.
O que se busca com os resultados desta pesquisa é que os empresários interessados da Cidade de Tunja podem determinar e usar as estratégias de marketing relevantes a serem feitas no Instagram da melhor maneira possível, a fim de aumentar suas vendas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Chipatecua Moreno, L. X., & Velásquez Zarate, M. P. (2020). Impacto do uso do marketing digital via instagram para Tunja city Mipymes. In Vestigium Ire, 13(1), 68-78. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/1923
Seção
Artículos Núm. 13-1
Biografia do Autor

Laura Ximena Chipatecua Moreno

Administradora de Empresas. Universidad Santo Tomás Seccional Tunja. Tunja, Boyacá- Colombia.

María Paula Velásquez Zarate

Administradora de Empresas. Universidad Santo Tomás Seccional Tunja. Tunja, Boyacá- Colombia.

Referências

40 de fiebre. (s.f.). 40 de fiebre. Recuperado el 10 de 04 de 2018, de https:// www.40defiebre.com/guia-seo/que-es-seo-por-que-necesito/

Actualícese. (2004). Actualícese. Obtenido de https://actualicese.com/ normatividad/2004/08/02/ley-905- de-02-08-2004/

Cortés., M. (2009). Claves del nuevo marketing. barcelona.

FMK. (s.f.). Foro Marketing. Recuperado el 17 de 04 de 2018, de Diccionario de Marketing: https://www.foromarketing. com/diccionario/tracking/Fundaciones de Estudios Superiores Comfanorte. (2015). ventajas y desventajas del marketing digital . Revista Convicciones, 26-27.

Gervilla, M. J., & Leal Jimenez, A. (2012). Manual de marketing y comunicacion Social. Dirección General de Universidades de la Consejería de Economía, Innovación y Ciencia de la Junta de Andalucía.

González, M. A. (2013). Pinterest. La red social visual y creativa,. Barcelona: Editorial UOC. Google. (s.f.). Google Adwords. Recuperado el 10 de 04 de 2018, de https://adwords. google.com/intl/es_es/home/how-it-works/

H2, h. (2014). Tu history H2. Obtenido de https://uy.tuhistory.com/hoy-en-la-historia/nace-instagram
Kotler, P. (s.f.). El papel del marketing en las organizaciones y en la sociedad. En P. Kotler, Direccion del Marketing (pág. 823).

Latamclick. (2017). radiografia de colombia en facebook e instagram. agencia digital de marketing, 24.
Ley 590 (2000).

López, N.,Montes, J,Vásquez,C. (2007). Cómo gestionar la innovación en las pymes. Primera edición, editorial Netbiblo. España. Pag.194.

Marketing directo.com. (s.f.). Marketing Directo.com. Recuperado el 17 de 04 de 2018, de https://www.marketingdirecto. com/diccionario-marketing-publicidad-comunicacion-nuevas-tecnologias/ tendencia-2

Martinez, M. (2014 ). Plan de Marketing Digital. Trabajo final de Magister en Direccion . Córdoba, Córdoba, Argentina.

Martinez, M. (2014). Plan de MArketing Digital para Pyme. cordoba, Argentina.

MD Marketing Digital. (s.f.). MD Marketing Digital.

Merodio, J. (2010). Marketing en redes sociales. Creative Commons.

Mitjans, I. N. (2008). Web 2.0: la interacción al poder.

O´Relly, T. (2005). Qué es la Web 2.0. Patrones del diseño y modelos de negocio para la siguiente. Obtenido de http: //sociedad de la información. Telefónica.es/jsp/artículos/ detalle.jsp?elem=2146.

Reynolds, R. S. (2010). Principios de los Sistemas de Información (9 ed.). Mexico D.F , Mexico: CENGAGE Learning.
Rolla, M. (Mayo de 2017). El Marketing Digital en PYMES Familiares. (U. d. Aires, Ed.) Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Santo, C. (12 de 05 de 2014). 12 razones que te convencerán de que el marketing digital puede ayudar a tu negocio. Puromarketing. Obtenido de 12 razones que te convencerán de que: https://www.puromarketing.com/30/22098/razones-convenceran-marketing-digital-puede-ayudar-negocio.html

Selman, H. (2017). Marketing Digital. En H. Selman. Indigo Estudio.

Stanton J. William, E. J. (2007). Fundamentos de Marketing. McGraw-Hill Interamericana.

Peña, C. (2015). Marketing relacional : algunos elementos por considerar para la industria del Software. Caso Sysman S.A.S 9(1), 58–74.

Yolima, M., & Guar, P. (2016). Neuromarketing como herramienta de posicionamiento de marcas Résumé, 10(2), 166–180.

Tamayo, M. T. (1999). Instituto Colombiano para el fomento de la educación superior. Bogotá.

Traugott, A. (2015). Presentación del VI Estudio Redes Sociales de IAB Spain. Obtenido de http://www.iabspain.net/ noticias/9-de-cada-10-usuarios-de-redes-sociales-sigue-a-algunamarca/

Universidad Ecotec. (19 de 10 de 2017). Universidad Ecotec. Recuperado el 08 de 05 de 2018, de http://www.ecotec.edu.ec/documentacion%5Cinvestigaciones%5Cdocentes_y_directivos%5Carticulos
/5066_Fcevallos_00024.pdf

William, M. J. (1997). Marketing (Vol. Undécima Edición). McGraw-Hill Interamericana.

Yolima, M., & Guar, P. (2016). Neuromarketing como herramienta de posicionamiento de marcas Résumé, 10(2), 166–180.

Aguilar, E. (15 de febrero de 2017). TecBa. Recuperado el 10 de abril de 2018, de Tecnología Bariloche : http://tecba.net/ sitio-web-autoadministrable/

Anetcom, U. E. (2007). Las estrategias de marketing digital. Las estrategias de marketing digital. Valencia,
España.

Armstrong, P. K. (2013). Fundamentos de marketing (11 ed.). Pearson.

BIGNÉ, A. (2005). El marketing de redes y los mercados electrónicos. madrid.

Bureau, I. A. (2010). Quién es quién en la publicidad online en España. España: IAB.

Camara de Comercio de Tunja. (2017). Estudio economico de Camara de comercio de Tunja. Tunja.

Celaya, J. (2009). La empresa en la Web 2.0. El impacto de las redes sociales y las nuevas formas de comunicación online en la estrategia empresarial . Barcelona, España : Gestión 2000.

Colombia, C. d. (s.f.). Actualícece . Obtenido de https://actualicese.com/ normatividad/2004/08/02/ley-905- de-02-08-2004/