Considerações sobre Liderança Transformacional que Fortalecem as Competências de Treinamento de Administradores em Instituições de Ensino Superior em Boyacá

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jairo Alberto Higuera Sandoval
Flor Marlen Ávila Guerrero

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer a relação entre estilos de liderança e competências de formação gerencial em nível de instituições de ensino superior no departamento de Boyacá.; para este fim, o reconhecimento das contribuições é feito a partir das teorías administrativas, em seguida, o tópico da liderança transformacional é aprofundado, a fim de interligar seus desenvolvimentos com competencias específicas para a administração de empresas. O tipo de pesquisa é documentário com abordagem qualitativa. Após a análise dos resultados, pode-se concluir que os elementos quealiderança transformacional contribui para fortalecer as competências dos administradores têm a ver com: carisma, integração e diversidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Higuera Sandoval, J. A., & Ávila Guerrero, F. M. (2019). Considerações sobre Liderança Transformacional que Fortalecem as Competências de Treinamento de Administradores em Instituições de Ensino Superior em Boyacá. In Vestigium Ire, 12(1), 27-41. Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/ivestigium/article/view/1688
Seção
Artículos Núm. 12-1
Biografia do Autor

Jairo Alberto Higuera Sandoval

Docente investigador Programa Administración industrial de la Universidad Pefagógica y Tecnológica de Colombi. Integrante Grupo de Investigación Grindep. Bogotá, Cundinamarca - Colombia

Flor Marlen Ávila Guerrero

Docente investigadora Programa Administración industrial de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. integrante del grupo de investigación Construyendo Comunidad Educativa. Bogoá, Cundinamarca - Colombia

Referências

Bibliográficas Agudelo, N. C. (2007). Sentido de la formación de administradores(as) en la educación superior colombiana (Tesis de Doctorado). Red Universidad es Rudecolombia, Universidad del Cauca, Popayán.

Aguirre, M. (2008). El reto de la formación profesional de los administradores. Contaduría y Administración. (225), 121–143.

Aryee, S., Walumbwa, F. O., Zhou, Q., & Hartnell, C. A. (2012). Transformational Leadership, Innovative Behavior, and Task Performance: Test of Mediation and Moderation Processes. Human Performance, 25(1), 1 – 2 5. https : //doi.org/10. 1080/08959285.2011.631648

Beneitone, P., Esquetini, C., González, J., Marty, M., & Siufi, Gabriela, Wagenaar, Robert (Eds.). (2007). Tuning América Latina - Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina - Informe Final Proyecto Tuning América Latina 2004- 2007. Bilbao: Publicaciones de la Universidad de Deusto. Retrieved fromhttp://tuningacademy.org/wp-content/uploads/2014/02/TuningLAIII_Final-Report_SP.pdf

Berdecía, Z. I., González-Domínguez, J. R., & Carrasquillo, C. R. (2013). Estilos de Liderazgo para el Éxito Organizacional: Estudio de Casos Múltiple en Empresas Puertorriqueñas. Journal of Advanced Study of Leadership / Revista de Estudios Avanzados de Liderazgo, 1(2), 21–32.

Bernal, J. (2000). Liderar el cambio: el liderazgo transformacional. Anuario de pedagogía, 1–47.

Dávila, C. (2001). Teorías organizacionales y administración. Enfoque crítico (Segunda). Bogotá: McGrawHill. Fernández, S. (Agosto de 2016). Perfil de competencias del administrador de empresa en República Dominicana (Tesis de Doctorado). Universidad de Sevilla. Programa de doctorado Didáctica y organización de Instituciones Educativas, Santo Domingo, R.D. Retrieved from https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/52359/PERFIL%20DE%20COMPETENCIAS%20DEL%20ADMINISTRADOR%20DE%20EMPRESA%20EN%20REPUBLICA%20DOMINICANA.pdf?sequence=1

Gómez-Rada, C. (2002). Liderazgo: conceptos, teorías y hallazgos relevantes. Cuadernos hispanoamericanosde psicología, 2(2), 61–77.

González, O., Ríos, G., & León, J. (2013). Características del liderazgo transformacional presentes en un grupo de docentes universitario. Telos, 15(3), 355–371.

González, V., & González, R. (2008). Competencias genéricas y formación profesional: Un análisis desde la docencia universitaria . Revista Iberoamericana de Educación. (47), 185–209.

Gorrochotegui, A. (2006). Ser Profesor Universitario. Revista Conciencia Activa, 11, 20–36.

Kark, R., & Shamir, B. (2002). The influence o f transformational leadership on followers' relational versus collective self-concept .Academy of Management Proceedings, 2002 (1),1-8. https://doi.org/10.5465/APBPP.2002.7517557

Kliksberg, B. (1987). Nuevas Fronteras Tecnologías en Materia de Gerencia en América Latina. Revista de la CEPAL. (31). Maureira, O. (2004). El liderazgo factor de eficacia escolar, hacia un modelo causal. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2(1), 1–20.

Monroy, L. (1970). La Formación del Administrador: Realidades y Paradigmas: Serie Pliegos Administrativos, Universidad del Valle.
Nader, M., & Castro, A. (2007). Influencia de los valores sobre los estilos de liderazgo: Un análisis según el modelo de liderazgo transformacional - Transaccional de Bass. Revista Universitas Psychologica , 6 ( 3 ) , 689–698.

O'Connor, R. (1977). La Gerencia Humanizada: Editorial Norma.

Omar, A.(2011). Liderazgo transformador y satisfacción laboral: El rol de la confianza en el supervisor. Liberabit. Revista de Psicología, 17(2), 129–137.

Ramírez, C. (2009). Fundamentos de administración (3a. Edición). Bogotá.: Ecoe Ediciones. Retrieved from http://ebookcentral.proquest.com

Ramsey, J., Rutti, R., Lorenz, M., Barakat, L., & Sant'anna, A. (2017). Developing global transformational leaders. Journal of World Business, 52(4), 461–473. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2016.06.002

Rocha, L., Molina, P., & Ramírez, L. (2010). Del dicho al hecho. Una discusión acerca del devenir histórico de las teorías administrativas y su correspondencia con las prácticas empresariales. Revista Politécnica, 6(11), 57–71.

Rost, J. C., & Barker, R. A. (2000). Leadership education in colleges: Toward a 21st century paradigm. Journal of leadership studies, 7(1), 3–12.

Salazar, M. (2006). El liderazgo transformacional ¿modelo para organizaciones educativas que aprenden? UNIrevista, 1(3), 1–12.

Suárez-Pineda, L. (2015). Teoría general de la administración: Una reflexión en torno a su vigencia en las organizaciones del mundo moderno. In Vestigium Ire, 9(1), 12–20.

Toro, I., Roldan, J., Hernández, B., Vélez, C., Álvarez, M., Agudelo, L., . . .Martínez, L. (2013). Educación y didáctica en el contexto del saber administrativo de los programas deadministración. La formación del administrador. Revista Xihmai, 8(15), 7–34.

Toro, I., Roldan, J. I., Hernández, B. Y., Vélez, C. P., Álvarez, M., Agudelo, L. F., . . Martínez, L. (2013). Educación y didáctica en el contexto del saber administrativo de los programas de administración. La formación del administrador. Revista Xihmai, 8(15), 7–34.

Villalón, X. (Junio de 2014). El liderazgo transformacional como agente motivador en un establecimiento municipal (Tesis maestría en educación.). Universidad de Chile, Santiago de Chile.

Wang, X., Kim, T., & Lee, D. (2016). Cognitive diversity and team creativity: Effects of team intrinsic motivation and transformational leadership. Journal of Business Research, 69(9), 3231–3239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.02.026

Washington, R. (2007). Empirical relationships between theories of servant , transformational, and transactional leadership. Academy of Management Proceedings. (1), 1–6. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2007. 26509311

Xiao-Hua, F. (2016). Cognitive diversity and team creativity: Effects of team intrinsicmotivation and transformational leadership. Journal of Business Resea rch, 69 (9), 3231–3239.https://doi.org/10.1016/j. jbusres.2016.02.026