La philosophie politique et le droit à la lumière de la pensée de Saint Thomas d'Aquin

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paula Andrea Jiménez Nocua
Cristian David Ibarra Sánchez

Resumo

O presente artigo visa vislumbrar a "Filosofia Política e Jurídica" de São Tomás de Aquino, destacando assim a materialização do plexo de valores inculcados e promulgados pelo Estado sob o interesse da inclusão do "outro", ou seja, de tender ao bem coletivo como "animais políticos" que somos e só estabelecidos pela justiça. O acima nos lembra que Tomás de Aquino é um pensamento atual, já que
 
"à filosofia Thomist é uma filosofia Perene, ou seja, refere-se a essa filosofia transecular que sempre retorna e entra em contato com os novos problemas de cada vez e que não é deslocada ou substituída definitivamente por outra (...) não é apenas uma realidade histórica, pois possui substância universal que supera a moda de todos os tempos, embora, sem dúvida, deva cobrir em cada restauração ou Renascimento as novas problemáticas ou as novas linguagens" (Cárdenas Sierra & Guarín Ramírez, 2006, p. 94) (Itálico fora do texto).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Articulos PI Vol. 33
Biografia do Autor

Paula Andrea Jiménez Nocua

Estudiante de Pregrado en Derecho de la Universidad Santo Tomás Seccional Tunja.

Cristian David Ibarra Sánchez

Candidato a Doctor de la Università degli Studi Roma Tre, Discipline Giuridiche. Candidato a Doctor de la Universidad de Salamanca, en el Doctorado en Estado de Derecho y Gobernanza Global. Magister en Derecho Penal y Procesal Penal de la Universidad Santo Tomás Seccional Tunja. Abogado de la Ustatunja y licenciado en Filosofía pensamiento político-económico de la Ustabogotá. Actualmente docente de la escuela de Filosofía de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Referências

Aristóteles. (2004). La Política. Madrid: Mestas.

Benéitez Prudencio , J. (03 de 06 de 2004). Eutopía y Pólis: el lugar de la inocencia y la felicidad en la imagen de los antiguos griegos. Obtenido de https://revistas.um.es/daimon/article/view/12811/12341

Cárdenas Sierra , C., & Guarín Ramírez , É. (2006). Filosofía y Teoría del Derecho. Tmás de Aquino en diálogo con Kelsen, Hart, Dworkin y Kaufmann. Bogotá: Usta Bogotá.

Cárdenas Patiño, R. (2008). Tomás de Aquino y Maquiavelo, ¿Han influido en el Derecho Público Colombiano? Principia Iuris , 8, 63-75.

Cárdenas Patiño, A., & Cárdenas Sierra, C. (2002). Núcleos Problemáticos: módulos siglo XXI. Bogotá: EDITORIAL CÓDICE LDTA.

Chalmeta, G. (2002). La Justicia Política en Santo Tomás de Aquino. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra, S.A.

Beuchot Puente, M. (2013). Historia de la Filosofía Medieval. México: Fondo de Cultura Económica.

Buechot Puente, M. (2006). Filosofía del Derecho, Hermenéutica y Analogía. Bogotá: Usta.

García Máynez, E. (2011). Filosofía del Derecho. México: Porrúa.

Garcés Giraldo, L., & Giraldo Zuluaga, C. (16 de 09 de 2013). La justicia aristotélica: virtud moral para el discernimiento de lo justo. Obtenido de http://www.redalyc.org/pdf/771/77130564003.pdf

Jaramillo, A. (16 de 06 de 2010). Empresa y administración. Una aproximación a la visión austriaca. AD-MINISTER. , 12-29.

Fassó, G. (1982). Historia de la Filosofía del Derecho. Tomo 1. Edad Antigua y Medieval. Madrid: Ediciones Pirámide S.A.

Llanos Entrepueblos, J. (2010). Tomás de Aquino Circustancia y Biografía.
Bogotá: Usta.

Noguera Laborde, R. (1997). Elementos de Filosofía del Derecho. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda.

Zabalza Iriarte, F., Cárdenas Patiño, A., & Hougton Pérez, T. (2015). Recuerdos de un Maestro. Compendio de Filosofía del Derecho. (C. Ibarra Sánchez, Ed.) Tunja: Usta Tunja.

Zabalza Iriarte, F. (1999). El Derecho Objetivo del 25%. Bogotá: Usta.