Ética universal e biodireito multicultural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Darryl Macer

Resumo

A diversidade faz parte do que chamamos ser humano. Precisamos de urna abordagem intercultural integrada da ética. Nunca devemos esperar que todas as pessoas equilibrem sempre os mesmos valores da mesma forma. Contudo, há muitos beneficios se todos os povos e sociedades puderem utilizar os mesmos valores ou princípios. Todos os seres humanos se encontram como membros de alguma sociedade, mas todos acomodam algum individualismo dentro de um nicho social. Todas as sociedades tém padroes éticos e algum sistema de ética. Qualquer abordagem ética internacional para ajudar pessoas e sistemas a tomar decisoes bioéticas deve considerar as origens biológicas, sociais e espirituais da humanidade. Assim, o foco deste artigo é abordar a questao fundamental de saber se um sistema ético comum poderia ser universalmente aceite e aplicado, bem como as implicações que isto poderia ter para biodireito.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artículos 36
Biografia do Autor

Darryl Macer

Relevante figura de la bioética y el bioderecho internacional. Presidente y rector de la American University of Sovereign Nations, EE. UU. Director, Instituto de Ética Eubios, Nueva Zelanda, Japón y Tailandia. Director del Centro Internacional de Ética para la Paz y el Desarrollo e Investigador Principal de la Universidad de las Naciones Unidas, UNESCO. Su trabajo alcanza temas de impacto global, como paz y salud pública, sustentabilidad ambiental, poblaciones indígenas, bioderecho y ciencias de la salud, entre otros. Miembro fundador de la Intetnational Network of Biolaw ( www. internationalnetworkbiolaw.org). la organización académica de bioderecho más importante del mundo.

Referências

Derrick, C. (1972). The Delicate Creation. London: Tom Stacey. Kuppuswamy, C., Macer, D., Serbulea, M.&Tobin, B.(2007). Is Human Reproductive Cloning Inevitable: Future Options for UN Governance. Yokohama: United Nations University, Institute of Advanced Studies.

Lovelock, J.E. (1979). Gaia - A New Look at Life on Earth. Oxford: Oxford University Press 1979).

Macer, D.R.J. (1994). Bioethics for the People by the People. Christchurch: Eubios Ethics lnstitute.

Macer, D.R.J. (1998). Bioethics is Love of Life. Christchurch: Eubios Ethics Institute.

Mill, John Stuart (1961). On Liberty. Reprinted. Garden City, N.Y.: Doubleday.

Morioka, M. (1991). The Concept of "Inochi": A Philosophical Perspective on the Study of Life. Nichibunken Japan Review, 83-115.

Rai, ].S., Thorheim, C., Dorjderem, A. & Macer, D.R.J. (2010). Universalism and Ethical Values for the Environment. Bangkok: Regional Unit for Social and Human Sciences in Asia and the Pacific (RUSHSAP), UNESCO.

Sakamoto, H. (1996). Foundations of East Asian Bioethics. Eubios Journal of Asian and International Bioethics, 6, 31-32.

Valdés, E. (2012). Fritz Jahr and his Bioethical Imperative. Eubios Journal of Asian and International Bioethics, 22(3), 123-128.